Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL

Palavra-chaves: PCNS, ORALIDADE, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36707
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4056
    "inscrito_id" => 8536
    "titulo" => "EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno das orientações dos PCNLP (Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa) para o ensino fundamental no que diz respeito ao estudo dos gêneros orais e escrita no contexto escolar. Nessa busca, explicitamos a forma que os PCNs dividem os conteúdos temáticos para a prática da oralidade, escrita e produção textual, no caráter de facilitar o reconhecimento dos gêneros envolvidos em práticas comunicativas. Para tanto, embasamos nosso estudo a partir da Linguística Textual, em especial, a partir das pesquisas desenvolvidas por Koch (2009) e Marcuschi (2007) em torno das noções de texto e dos gêneros textuais (orais e escritos). Isto porque, assim como esses autores, acreditamos que o ensino de língua deve propiciar ao corpo discente um ensino focado em diferentes práticas sociocomunicativas em que os alunos estão envolvidos. Sendo possível o desenvolvimento desse trabalho a partir dos gêneros textuais (orais e escritos) em um contínuo como bem coloca Marcuschi (2007), ou seja, de modos complementares ao enfocar as produções linguísticas em funcionamento. Entretanto, avaliando o direcionamento dos PCNs em torno dos gêneros discursivos, percebemos orientações muito vagas e dicotômicas entre o oral e o escrito. De modo geral, o oral não apresenta um desenvolvimento sistemático para ser trabalhado e produzido na escola. Desse modo, compreendemos que a reflexão em torno desse viés nos leva a refletir a prática do ensino de língua portuguesa na escola, e, quiçá a repensar que é preciso propiciar aos alunos um ensino que oportunizem a produzir diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PCNS, ORALIDADE, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8536_16102017164409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUEL LAZARO NASCIMENTO SANTOS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAUEL BARROS"
    "autor_email" => "r.lazaro17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36707
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4056
    "inscrito_id" => 8536
    "titulo" => "EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno das orientações dos PCNLP (Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa) para o ensino fundamental no que diz respeito ao estudo dos gêneros orais e escrita no contexto escolar. Nessa busca, explicitamos a forma que os PCNs dividem os conteúdos temáticos para a prática da oralidade, escrita e produção textual, no caráter de facilitar o reconhecimento dos gêneros envolvidos em práticas comunicativas. Para tanto, embasamos nosso estudo a partir da Linguística Textual, em especial, a partir das pesquisas desenvolvidas por Koch (2009) e Marcuschi (2007) em torno das noções de texto e dos gêneros textuais (orais e escritos). Isto porque, assim como esses autores, acreditamos que o ensino de língua deve propiciar ao corpo discente um ensino focado em diferentes práticas sociocomunicativas em que os alunos estão envolvidos. Sendo possível o desenvolvimento desse trabalho a partir dos gêneros textuais (orais e escritos) em um contínuo como bem coloca Marcuschi (2007), ou seja, de modos complementares ao enfocar as produções linguísticas em funcionamento. Entretanto, avaliando o direcionamento dos PCNs em torno dos gêneros discursivos, percebemos orientações muito vagas e dicotômicas entre o oral e o escrito. De modo geral, o oral não apresenta um desenvolvimento sistemático para ser trabalhado e produzido na escola. Desse modo, compreendemos que a reflexão em torno desse viés nos leva a refletir a prática do ensino de língua portuguesa na escola, e, quiçá a repensar que é preciso propiciar aos alunos um ensino que oportunizem a produzir diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PCNS, ORALIDADE, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8536_16102017164409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUEL LAZARO NASCIMENTO SANTOS DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "RAUEL BARROS"
    "autor_email" => "r.lazaro17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno das orientações dos PCNLP (Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa) para o ensino fundamental no que diz respeito ao estudo dos gêneros orais e escrita no contexto escolar. Nessa busca, explicitamos a forma que os PCNs dividem os conteúdos temáticos para a prática da oralidade, escrita e produção textual, no caráter de facilitar o reconhecimento dos gêneros envolvidos em práticas comunicativas. Para tanto, embasamos nosso estudo a partir da Linguística Textual, em especial, a partir das pesquisas desenvolvidas por Koch (2009) e Marcuschi (2007) em torno das noções de texto e dos gêneros textuais (orais e escritos). Isto porque, assim como esses autores, acreditamos que o ensino de língua deve propiciar ao corpo discente um ensino focado em diferentes práticas sociocomunicativas em que os alunos estão envolvidos. Sendo possível o desenvolvimento desse trabalho a partir dos gêneros textuais (orais e escritos) em um contínuo como bem coloca Marcuschi (2007), ou seja, de modos complementares ao enfocar as produções linguísticas em funcionamento. Entretanto, avaliando o direcionamento dos PCNs em torno dos gêneros discursivos, percebemos orientações muito vagas e dicotômicas entre o oral e o escrito. De modo geral, o oral não apresenta um desenvolvimento sistemático para ser trabalhado e produzido na escola. Desse modo, compreendemos que a reflexão em torno desse viés nos leva a refletir a prática do ensino de língua portuguesa na escola, e, quiçá a repensar que é preciso propiciar aos alunos um ensino que oportunizem a produzir diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.