EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36707 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4056 "inscrito_id" => 8536 "titulo" => "EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno das orientações dos PCNLP (Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa) para o ensino fundamental no que diz respeito ao estudo dos gêneros orais e escrita no contexto escolar. Nessa busca, explicitamos a forma que os PCNs dividem os conteúdos temáticos para a prática da oralidade, escrita e produção textual, no caráter de facilitar o reconhecimento dos gêneros envolvidos em práticas comunicativas. Para tanto, embasamos nosso estudo a partir da Linguística Textual, em especial, a partir das pesquisas desenvolvidas por Koch (2009) e Marcuschi (2007) em torno das noções de texto e dos gêneros textuais (orais e escritos). Isto porque, assim como esses autores, acreditamos que o ensino de língua deve propiciar ao corpo discente um ensino focado em diferentes práticas sociocomunicativas em que os alunos estão envolvidos. Sendo possível o desenvolvimento desse trabalho a partir dos gêneros textuais (orais e escritos) em um contínuo como bem coloca Marcuschi (2007), ou seja, de modos complementares ao enfocar as produções linguísticas em funcionamento. Entretanto, avaliando o direcionamento dos PCNs em torno dos gêneros discursivos, percebemos orientações muito vagas e dicotômicas entre o oral e o escrito. De modo geral, o oral não apresenta um desenvolvimento sistemático para ser trabalhado e produzido na escola. Desse modo, compreendemos que a reflexão em torno desse viés nos leva a refletir a prática do ensino de língua portuguesa na escola, e, quiçá a repensar que é preciso propiciar aos alunos um ensino que oportunizem a produzir diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PCNS, ORALIDADE, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8536_16102017164409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUEL LAZARO NASCIMENTO SANTOS DE BARROS" "autor_nome_curto" => "RAUEL BARROS" "autor_email" => "r.lazaro17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36707 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4056 "inscrito_id" => 8536 "titulo" => "EM TORNO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ORALIDADE E DA ESCRITA NA SALA DE AULA DE LINGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM À LUZ DA LINGUISTICA TEXTUAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo fazer uma análise em torno das orientações dos PCNLP (Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa) para o ensino fundamental no que diz respeito ao estudo dos gêneros orais e escrita no contexto escolar. Nessa busca, explicitamos a forma que os PCNs dividem os conteúdos temáticos para a prática da oralidade, escrita e produção textual, no caráter de facilitar o reconhecimento dos gêneros envolvidos em práticas comunicativas. Para tanto, embasamos nosso estudo a partir da Linguística Textual, em especial, a partir das pesquisas desenvolvidas por Koch (2009) e Marcuschi (2007) em torno das noções de texto e dos gêneros textuais (orais e escritos). Isto porque, assim como esses autores, acreditamos que o ensino de língua deve propiciar ao corpo discente um ensino focado em diferentes práticas sociocomunicativas em que os alunos estão envolvidos. Sendo possível o desenvolvimento desse trabalho a partir dos gêneros textuais (orais e escritos) em um contínuo como bem coloca Marcuschi (2007), ou seja, de modos complementares ao enfocar as produções linguísticas em funcionamento. Entretanto, avaliando o direcionamento dos PCNs em torno dos gêneros discursivos, percebemos orientações muito vagas e dicotômicas entre o oral e o escrito. De modo geral, o oral não apresenta um desenvolvimento sistemático para ser trabalhado e produzido na escola. Desse modo, compreendemos que a reflexão em torno desse viés nos leva a refletir a prática do ensino de língua portuguesa na escola, e, quiçá a repensar que é preciso propiciar aos alunos um ensino que oportunizem a produzir diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PCNS, ORALIDADE, ESCRITA, GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS TEXTUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8536_16102017164409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAUEL LAZARO NASCIMENTO SANTOS DE BARROS" "autor_nome_curto" => "RAUEL BARROS" "autor_email" => "r.lazaro17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }