Abordar sobre os aspectos distintivos entre a conceitualização que se atribui a língua e a linguagem são bastante recorrentes. Desde os primórdios estudos linguísticos, diversos são os autores e as concepções que se abarcam essa temática. Quando se refere à linguagem, são diversas as concepções que se faz necessário levar em consideração. As diversas correntes teóricas possibilitam uma variedade de noções sobre a distinção língua-linguagem ligadas a cada uma dessas abordagens. A atuação profissional de cada indivíduo que está ligado a área das linguagens está inevitavelmente ligada a essa diversidade de conceitualizações. Sabendo-se que a atuação docente no ensino de línguas em sala de aula está intrinsecamente ligada as noções que o mesmo possui sobre a linguagem, este trabalho visa analisar as contribuições das diferentes teorias de concepções de linguagem no estudo e no ensino da gramática. Inicialmente serão apresentadas algumas concepções ligadas as mais discutidas teorias. As distinções que são apresentadas em cada abordagem sobre a língua e a linguagem visando a percepção distintiva entre o conceito de língua e o conceito de linguagem. Em seguida, traça-se um comparativo entre tais teorias e o ensino da gramática, ou seja, as contribuições de cada uma dessas concepções para o processo de aprendizagem da língua portuguesa em sala, mais especificamente, da gramática. Considera-se essa temática de extrema importância visto que seu relexo na atuação docente influencia diretamente o desempenho acadêmico dos discentes quanto ao desenvolvimento da língua a ser aprendida. Sendo assim, ter a percepção de utilizar uma metodologia adequada a esse ensino é de suma importância.