A consideração das implicações do currículo nas escolas requer pensar na organização dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nestas instituições, que por sua vez orientam a problemática deste trabalho, para o qual se destaca a constituição curricular enquanto objeto de reflexão e estudo. Ao observar a conjuntura histórica da educação do país percebe-se que, embora tenham acrescidos os debates na área do currículo e organização escolar, a ausência de conhecimento e saberes nestes campos por parte dos profissionais da educação ainda representa uma questão muito significativa, limitando as análises e reflexões acerca do tema. Ao discutir problemáticas pertinentes à organização curricular, percebe-se que por meio desta é possível movimentar importantes transformações no ambiente escolar, das quais se destaca a construção de um currículo interdisciplinar para o ensino nas escolas. Portanto, entende-se que todas as alterações curriculares e as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas requerem, principalmente, dos profissionais da educação, conhecimento específico, uma vez que as particularidades do contexto escolar assim o exigem. Por essas razões, o presente artigo propõe um estudo acerca do currículo a partir da sua construção conceitual, relacionando os conflitos e dúvidas encontradas no ambiente escolar, objetivando o desenvolvimento de um movimento interdisciplinar de organização do currículo escolar. A proposta de discussão contida neste trabalho, sob a dimensão metodológica, considera leituras de textos e obras específicas que abordem essa temática, além da participação colaborativa dos debates acerca do currículo vivenciados na disciplina de Currículo Escolar do curso de Pedagogia juntamente da pesquisa realizada com professores da rede municipal de ensino de Francisco Beltrão –PR.