O LETRAMENTO MATEMÁTICO E O CONCEITO DE NÚMERO: ALGUMAS REFLEXÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37787 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3771 "inscrito_id" => 8025 "titulo" => "O LETRAMENTO MATEMÁTICO E O CONCEITO DE NÚMERO: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho é sobre o letramento matemático e o conceito de número na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), com vistas às unidades temáticas da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a saber: número, álgebra, geometria, grandezas e medidas, estatística e probabilidade. Objetivamos exemplificar a partir da reflexão sobre o conceito de número, a relevância da representação gráfica, oral e escrita dos elementos matemáticos para o desenvolvimento do pensamento matemático dos sujeitos em fase de alfabetização. Para tanto, analisamos documentos oficiais, \u{A0}artigos e práticas didático-pedagógicas. De acordo com nossas análises quando os sujeitos são estimulados à pesquisa, eles se tornam sujeitos de sua aprendizagem e, por conseguinte, reforçamos sua autonomia para a cognição. Com efeito, entendemos que as aulas de matemática devem proporcionar aos estudantes o letramento matemático, a partir de um ensino mais crítico-reflexivo, e portanto, uma formação docente fundamentada na perspectiva de um ensino matemático processual, mediador da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONCEITO DE NÚMERO, LETRAMENTO MATEMÁTICO, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8025_15102017224358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSE COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAZZE SANTOS" "autor_email" => "mazeautomatic@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37787 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3771 "inscrito_id" => 8025 "titulo" => "O LETRAMENTO MATEMÁTICO E O CONCEITO DE NÚMERO: ALGUMAS REFLEXÕES" "resumo" => "Este trabalho é sobre o letramento matemático e o conceito de número na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), com vistas às unidades temáticas da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a saber: número, álgebra, geometria, grandezas e medidas, estatística e probabilidade. Objetivamos exemplificar a partir da reflexão sobre o conceito de número, a relevância da representação gráfica, oral e escrita dos elementos matemáticos para o desenvolvimento do pensamento matemático dos sujeitos em fase de alfabetização. Para tanto, analisamos documentos oficiais, \u{A0}artigos e práticas didático-pedagógicas. De acordo com nossas análises quando os sujeitos são estimulados à pesquisa, eles se tornam sujeitos de sua aprendizagem e, por conseguinte, reforçamos sua autonomia para a cognição. Com efeito, entendemos que as aulas de matemática devem proporcionar aos estudantes o letramento matemático, a partir de um ensino mais crítico-reflexivo, e portanto, uma formação docente fundamentada na perspectiva de um ensino matemático processual, mediador da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CONCEITO DE NÚMERO, LETRAMENTO MATEMÁTICO, BNCC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8025_15102017224358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSE COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAZZE SANTOS" "autor_email" => "mazeautomatic@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }