PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38209 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 6714 "titulo" => "PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL" "resumo" => "Baseado em pesquisas sobre intervenção e educação nutricional e a dificuldade de se fazer ações dessa natureza no ambiente escolar, este estudo realizou revisão bibliográfica de outros trabalhos que abordassem o tema e como as intervenções eram feitas nas escolas, tentando buscar todo o detalhamento do procedimento metodológico. Além disso, foi descrita uma proposta de intervenção na forma de palestra, para que possa ser replicada e alcançado os melhores resultados possíveis. A partir da revisão bibliográfica, 5 trabalhos foram escolhidos, pois apresentavam uma quantidade maior de variáveis do ensino da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com perspectivas de intervenções e compreensões sobre a EAN no âmbito escolar. Percebeu-se que a maioria traz a concepção da possibilidade de abordagem do tema “alimentação e nutrição” de forma interdisciplinar, porém ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada da realidade dos alunos. Além disso, evidencia-se a necessidade de uma descrição mais detalhada do percurso metodológico das ações. Por isso, descreveu-se as etapas para o desenvolvimento de uma palestra educativa, forma de intervenção adotada neste estudo. Revelou-se que são três etapas principais para que uma palestra tenha efeito positivo entre seus participantes, quais sejam: I – Avaliação diagnóstica dos hábitos e do nível de conhecimento; II – Realização da Intervenção; III – Avaliação do aumento de nível de conhecimento. O trabalho desenvolvido neste estudo a partir da ação “palestra” apresentou resultados satisfatórios quando o grupo de alunos participantes revelou, através das respostas em questionário, mudança de compreensão em relação a alguns conceitos, bem como possíveis mudanças de atitude frente aos alimentos. Muito embora nem todos os passos para a realização de uma palestra tenham sido seguidos, percebe-se que atividades interdisciplinares que envolvam o sujeito contribuem para sua formação cidadã e agregam valor educativo à vida das pessoas. O formato e a descrição da intervenção do tipo “palestra”, além de algumas reflexões, foram apresentadas com o intuito de que possam auxiliar nas formulações de intervenções em EAN em escolas e outros espaços que reúnam e agreguem pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PALESTRA, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6714_10092017193239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PATRICIA QUEIROZ DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanutriufrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38209 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1470 "inscrito_id" => 6714 "titulo" => "PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL" "resumo" => "Baseado em pesquisas sobre intervenção e educação nutricional e a dificuldade de se fazer ações dessa natureza no ambiente escolar, este estudo realizou revisão bibliográfica de outros trabalhos que abordassem o tema e como as intervenções eram feitas nas escolas, tentando buscar todo o detalhamento do procedimento metodológico. Além disso, foi descrita uma proposta de intervenção na forma de palestra, para que possa ser replicada e alcançado os melhores resultados possíveis. A partir da revisão bibliográfica, 5 trabalhos foram escolhidos, pois apresentavam uma quantidade maior de variáveis do ensino da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com perspectivas de intervenções e compreensões sobre a EAN no âmbito escolar. Percebeu-se que a maioria traz a concepção da possibilidade de abordagem do tema “alimentação e nutrição” de forma interdisciplinar, porém ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada da realidade dos alunos. Além disso, evidencia-se a necessidade de uma descrição mais detalhada do percurso metodológico das ações. Por isso, descreveu-se as etapas para o desenvolvimento de uma palestra educativa, forma de intervenção adotada neste estudo. Revelou-se que são três etapas principais para que uma palestra tenha efeito positivo entre seus participantes, quais sejam: I – Avaliação diagnóstica dos hábitos e do nível de conhecimento; II – Realização da Intervenção; III – Avaliação do aumento de nível de conhecimento. O trabalho desenvolvido neste estudo a partir da ação “palestra” apresentou resultados satisfatórios quando o grupo de alunos participantes revelou, através das respostas em questionário, mudança de compreensão em relação a alguns conceitos, bem como possíveis mudanças de atitude frente aos alimentos. Muito embora nem todos os passos para a realização de uma palestra tenham sido seguidos, percebe-se que atividades interdisciplinares que envolvam o sujeito contribuem para sua formação cidadã e agregam valor educativo à vida das pessoas. O formato e a descrição da intervenção do tipo “palestra”, além de algumas reflexões, foram apresentadas com o intuito de que possam auxiliar nas formulações de intervenções em EAN em escolas e outros espaços que reúnam e agreguem pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PALESTRA, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6714_10092017193239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA PATRICIA QUEIROZ DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanutriufrn@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }