Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, PALESTRA, ESTRATÉGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Baseado em pesquisas sobre intervenção e educação nutricional e a dificuldade de se fazer ações dessa natureza no ambiente escolar, este estudo realizou revisão bibliográfica de outros trabalhos que abordassem o tema e como as intervenções eram feitas nas escolas, tentando buscar todo o detalhamento do procedimento metodológico. Além disso, foi descrita uma proposta de intervenção na forma de palestra, para que possa ser replicada e alcançado os melhores resultados possíveis. A partir da revisão bibliográfica, 5 trabalhos foram escolhidos, pois apresentavam uma quantidade maior de variáveis do ensino da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com perspectivas de intervenções e compreensões sobre a EAN no âmbito escolar. Percebeu-se que a maioria traz a concepção da possibilidade de abordagem do tema “alimentação e nutrição” de forma interdisciplinar, porém ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada da realidade dos alunos. Além disso, evidencia-se a necessidade de uma descrição mais detalhada do percurso metodológico das ações. Por isso, descreveu-se as etapas para o desenvolvimento de uma palestra educativa, forma de intervenção adotada neste estudo. Revelou-se que são três etapas principais para que uma palestra tenha efeito positivo entre seus participantes, quais sejam: I – Avaliação diagnóstica dos hábitos e do nível de conhecimento; II – Realização da Intervenção; III – Avaliação do aumento de nível de conhecimento. O trabalho desenvolvido neste estudo a partir da ação “palestra” apresentou resultados satisfatórios quando o grupo de alunos participantes revelou, através das respostas em questionário, mudança de compreensão em relação a alguns conceitos, bem como possíveis mudanças de atitude frente aos alimentos. Muito embora nem todos os passos para a realização de uma palestra tenham sido seguidos, percebe-se que atividades interdisciplinares que envolvam o sujeito contribuem para sua formação cidadã e agregam valor educativo à vida das pessoas. O formato e a descrição da intervenção do tipo “palestra”, além de algumas reflexões, foram apresentadas com o intuito de que possam auxiliar nas formulações de intervenções em EAN em escolas e outros espaços que reúnam e agreguem pessoas.

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