“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38942 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4145 "inscrito_id" => 9326 "titulo" => "“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-" "resumo" => "Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9326_25102017160043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARA TEBIER" "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38942 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4145 "inscrito_id" => 9326 "titulo" => "“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-" "resumo" => "Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9326_25102017160043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARA TEBIER" "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }