Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 228
“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-

Palavra-chaves: MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.