O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NOS ANOS INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37649 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1551 "inscrito_id" => 1795 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Embora seja um direito instituído pela legislação, muitas vezes o ensino regular e as instituições especializadas no atendimento de deficientes não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. A discussão sobre a inclusão de deficientes no contexto educacional ainda é bastante complexa, e a carência de pesquisas no campo acadêmico que se aproximem com a prática são fatores relevantes na compreensão dessa temática. Neste estudo, abordaremos apenas a deficiência visual, buscando contextualizá-la a partir de reflexões sobre a identificação do perfil e de conhecimentos matemáticos prévios de crianças cegas. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre conteúdos básicos do eixo de Números na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser de caráter exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 8 estudantes deficientes visuais matriculados nos 4º e 5° ano do Ensino Fundamental, que são atendidos por uma Instituição pública de apoio a deficientes visuais do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a junho do ano corrente, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos que envolveram o eixo Números. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na construção e na resolução de cálculos matemáticos com relação aos estudantes, bem como o desenvolvimento de prática de ensino de matemática de duas cursistas, bolsistas do curso de Pedagogia. Concluímos que o estudo colaborou a formação acadêmica aos participantes e possibilitou a reflexão da equipe com relação a aspectos da melhoria da qualidade na Educação Básica ofertada aos estudantes deficientes de nosso Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1795_10092017222917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HOSILANI RODRIGUES DE ASSIS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA HOSILANI" "autor_email" => "maria_hosilani@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37649 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1551 "inscrito_id" => 1795 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: IDENTIFICANDO O PERFIL E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Embora seja um direito instituído pela legislação, muitas vezes o ensino regular e as instituições especializadas no atendimento de deficientes não estão preparadas para receber alunos com necessidades especiais. A discussão sobre a inclusão de deficientes no contexto educacional ainda é bastante complexa, e a carência de pesquisas no campo acadêmico que se aproximem com a prática são fatores relevantes na compreensão dessa temática. Neste estudo, abordaremos apenas a deficiência visual, buscando contextualizá-la a partir de reflexões sobre a identificação do perfil e de conhecimentos matemáticos prévios de crianças cegas. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre conteúdos básicos do eixo de Números na Matemática do Ensino Fundamental. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser de caráter exploratório quanto à finalidade, do tipo pesquisa-ação quanto à aquisição e análise de dados. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e diário de campo. Os sujeitos participantes do estudo foram 8 estudantes deficientes visuais matriculados nos 4º e 5° ano do Ensino Fundamental, que são atendidos por uma Instituição pública de apoio a deficientes visuais do município de João Pessoa - Paraíba. O período da investigação de campo ocorreu entre os meses de maio a junho do ano corrente, no qual foram desenvolvidas diversas tarefas de matemática que discutiam os principais conceitos que envolveram o eixo Números. Os resultados foram satisfatórios no que remetem a dois aspectos principais: o desenvolvimento do pensamento lógico dos participantes na construção e na resolução de cálculos matemáticos com relação aos estudantes, bem como o desenvolvimento de prática de ensino de matemática de duas cursistas, bolsistas do curso de Pedagogia. Concluímos que o estudo colaborou a formação acadêmica aos participantes e possibilitou a reflexão da equipe com relação a aspectos da melhoria da qualidade na Educação Básica ofertada aos estudantes deficientes de nosso Estado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, NÚMEROS, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1795_10092017222917.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HOSILANI RODRIGUES DE ASSIS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIA HOSILANI" "autor_email" => "maria_hosilani@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }