DIAGNÓSTICO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36438 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2017 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A avaliação vem fazendo parte do cotidiano das pessoas desde muito tempo e tem suma importância na vida das mesmas, em especial no campo educacional para elaboração de uma prática educativa sustentável no que diz respeito ao aperfeiçoamento e elaboração de intervenções nas dificuldades dos discentes e metodologia dos docentes. Neste contexto a avaliação da aprendizagem torna-se uma ferramenta indispensável no contexto educacional, sobretudo na elaboração de instrumentos que possam garantir uma avaliação inclusiva com direitos a uma análise completa do educando. O presente trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico do perfil da avaliação da aprendizagem executada pelos professores das turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais Castro Alves e Humberto de Campos localizados no município de Santana do Maranhão - MA. Para fins de análise foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente aos professores pesquisados. Vimos, por este, que apesar dos professores pesquisados estarem familiarizados com a temática avaliação da aprendizagem muitos sentem dificuldade de se desprender das práticas tradicionalmente utilizadas que tornam a avaliação uma prática excludente e classificatória do processo de ensino aprendizagem. A maioria dos pesquisados utilizam mais de uma forma de avaliação incluindo sempre a prova escrita, na maioria das vezes realizada de forma individual com questões dissertativas e objetivas e de caráter somativa. Os pesquisados admitiram a necessidade de maiores discussões do tema em reuniões pedagógicas e da oferta de treinamento para formação continuada que contemplem esse tema. Por este vimos a necessidade de constantes discussões e a elaboração de objetivos e propostas que contemplem a avaliação da aprendizagem como norteadora da mudança de posturas frente as necessidades discentes verificadas sem perder de vista que esta não se propões a apenas avaliar o aluno mas todo o processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGE, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6444_11092017162534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS" "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36438 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2017 "inscrito_id" => 6444 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM APLICADA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A avaliação vem fazendo parte do cotidiano das pessoas desde muito tempo e tem suma importância na vida das mesmas, em especial no campo educacional para elaboração de uma prática educativa sustentável no que diz respeito ao aperfeiçoamento e elaboração de intervenções nas dificuldades dos discentes e metodologia dos docentes. Neste contexto a avaliação da aprendizagem torna-se uma ferramenta indispensável no contexto educacional, sobretudo na elaboração de instrumentos que possam garantir uma avaliação inclusiva com direitos a uma análise completa do educando. O presente trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico do perfil da avaliação da aprendizagem executada pelos professores das turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais Castro Alves e Humberto de Campos localizados no município de Santana do Maranhão - MA. Para fins de análise foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa através da aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente aos professores pesquisados. Vimos, por este, que apesar dos professores pesquisados estarem familiarizados com a temática avaliação da aprendizagem muitos sentem dificuldade de se desprender das práticas tradicionalmente utilizadas que tornam a avaliação uma prática excludente e classificatória do processo de ensino aprendizagem. A maioria dos pesquisados utilizam mais de uma forma de avaliação incluindo sempre a prova escrita, na maioria das vezes realizada de forma individual com questões dissertativas e objetivas e de caráter somativa. Os pesquisados admitiram a necessidade de maiores discussões do tema em reuniões pedagógicas e da oferta de treinamento para formação continuada que contemplem esse tema. Por este vimos a necessidade de constantes discussões e a elaboração de objetivos e propostas que contemplem a avaliação da aprendizagem como norteadora da mudança de posturas frente as necessidades discentes verificadas sem perder de vista que esta não se propões a apenas avaliar o aluno mas todo o processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGE, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID6444_11092017162534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VILMA BRAGAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VILMA BRAGAS" "autor_email" => "vilbragas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }