Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, COM ÊNFASE NA PEDAGOGIA SOCIAL, ESPECIFICAMENTE NO PROGRAMA PATRONATO DE TOLEDO-PARANÁ

Palavra-chaves: CIDADANIA, EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A educação pode ser entendida como um processo que acompanha o ser humano desde o seu nascimento percorrendo durante toda a sua vida, ocorrendo, portanto, em todos os espaços. O pedagogo é o profissional apto a atuar em todos os ambientes onde haja a necessidade de práticas educativas e pedagógicas, independe de onde elas ocorram. Neste sentido, a sua atuação não está ligada apenas à docência na educação formal, conforme especifica as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. É possível destacar que as funções do pedagogo, se embasaram em processo legais e culturais, buscando, durante toda a sua trajetória, atender as necessidades dos diferentes contextos e realidades. Pode-se compreender que as funções do pedagogo na atualidade se ampliaram tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade, e que necessita estar cada vez mais preparada para enfrentá-las, o que só pode se dar através do processo educacional. Neste sentido, uma das áreas de atuação do pedagogo em ambiente não escolar é a Pedagogia Social, que pode ser entendida com uma ciência prática da educação que busca a conscientização, emancipação, transformação e a inclusão das pessoas. O presente artigo, tem como objetivo discorrer sobre o trabalho desenvolvido pelo pedagogo na educação não formal, especificamente no Programa Patronato de Toledo. Utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica. Pode-se concluir que o processo educativo ocorre em todos os lugares e para tanto o pedagogo pode atuar na formação de pessoas, independentemente de onde elas estejam e em qual situação se encontram, baseando-se em princípios de igualdade e justiça social, buscando a sua transformação e conscientização para atuarem na sociedade de forma crítica, responsável e participativa, fortalecendo o exercício da cidadania.

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