Resumo: Este trabalho busca sistematizar as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto pedagógico “O gênero discursivo mesa-redonda como instrumento de reflexão sobre as formas de violência urbana”, bem como apresentar os principais resultados obtidos com esta iniciativa. O referido projeto didático foi desenvolvido junto à turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão. O objetivo geral da nossa proposta foi destacar que a escola é um espaço privilegiado para construção de uma cultura de paz e para a formação de um cidadão consciente. Para além das intervenções didáticas, também buscamos ampliar o espaço e as funções da sala de aula contribuindo com a formação para cidadania através da perspectiva do protagonismo juvenil e da promoção de direitos. Nossa ação caminhou no sentido de favorecer a produção do discurso oral culto a partir da reflexão sobre a violência urbana mediada pela análise crítica e pela formação de mesa-redonda e entrevistas sobre vídeos temáticos em situações de aprendizagem colaborativa. A fim de respaldar teoricamente nossas ações, buscamos os estudos referentes aos gêneros textuais, com destaque para o gênero oral culto, assim como buscamos compreender os aspectos relacionados aos processos de aprendizagem colaborativa. As reflexões resultantes deste trabalho buscam trazer contribuições no sentido de mostrar a possibilidade do emprego de um gênero de grande circulação social como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. É nossa pretensão, ainda, acreditar que este estudo possa contribuir com novas perspectivas para o trabalho em sala de aula, tornando o ensino mais atrativo e cada vez mais próximo da realidade social dos nossos alunos.