Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO DISCURSIVO MESA-REDONDA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE AS FORMAS DE VIOLÊNCIA URBANA

Palavra-chaves: GÊNEROS DISCURSIVOS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, VIOLÊNCIA URBANA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37754
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3904
    "inscrito_id" => 683
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO MESA-REDONDA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE AS FORMAS DE VIOLÊNCIA URBANA"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho busca sistematizar as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto pedagógico “O gênero discursivo mesa-redonda como instrumento de reflexão sobre as formas de violência urbana”, bem como apresentar os principais resultados obtidos com esta iniciativa.  O referido projeto didático foi desenvolvido junto à turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão. O objetivo geral da nossa proposta foi destacar que a escola é um espaço privilegiado para construção de uma cultura de paz e para a formação de um cidadão consciente. Para além das intervenções didáticas, também buscamos ampliar o espaço e as funções da sala de aula contribuindo com a formação para cidadania através da perspectiva do protagonismo juvenil e da promoção de direitos. Nossa ação caminhou no sentido de favorecer a produção do discurso oral culto a partir da reflexão sobre a violência urbana mediada pela análise crítica e pela formação de mesa-redonda e entrevistas sobre vídeos temáticos em situações de aprendizagem colaborativa. A fim de respaldar teoricamente nossas ações, buscamos os estudos referentes aos gêneros textuais, com destaque para o gênero oral culto, assim como buscamos compreender os aspectos relacionados aos processos de aprendizagem colaborativa. As reflexões resultantes deste trabalho buscam trazer contribuições no sentido de mostrar a possibilidade do emprego de um gênero de grande circulação social como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. É nossa pretensão, ainda, acreditar que este estudo possa contribuir com novas perspectivas para o trabalho em sala de aula, tornando o ensino mais atrativo e cada vez mais próximo da realidade social dos nossos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, VIOLÊNCIA URBANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID683_16102017110937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO MARIA CARDOSO E ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOAO ANDRADE"
    "autor_email" => "joaoandradedh@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37754
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3904
    "inscrito_id" => 683
    "titulo" => "O GÊNERO DISCURSIVO MESA-REDONDA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE AS FORMAS DE VIOLÊNCIA URBANA"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho busca sistematizar as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto pedagógico “O gênero discursivo mesa-redonda como instrumento de reflexão sobre as formas de violência urbana”, bem como apresentar os principais resultados obtidos com esta iniciativa.  O referido projeto didático foi desenvolvido junto à turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão. O objetivo geral da nossa proposta foi destacar que a escola é um espaço privilegiado para construção de uma cultura de paz e para a formação de um cidadão consciente. Para além das intervenções didáticas, também buscamos ampliar o espaço e as funções da sala de aula contribuindo com a formação para cidadania através da perspectiva do protagonismo juvenil e da promoção de direitos. Nossa ação caminhou no sentido de favorecer a produção do discurso oral culto a partir da reflexão sobre a violência urbana mediada pela análise crítica e pela formação de mesa-redonda e entrevistas sobre vídeos temáticos em situações de aprendizagem colaborativa. A fim de respaldar teoricamente nossas ações, buscamos os estudos referentes aos gêneros textuais, com destaque para o gênero oral culto, assim como buscamos compreender os aspectos relacionados aos processos de aprendizagem colaborativa. As reflexões resultantes deste trabalho buscam trazer contribuições no sentido de mostrar a possibilidade do emprego de um gênero de grande circulação social como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. É nossa pretensão, ainda, acreditar que este estudo possa contribuir com novas perspectivas para o trabalho em sala de aula, tornando o ensino mais atrativo e cada vez mais próximo da realidade social dos nossos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS DISCURSIVOS, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, VIOLÊNCIA URBANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID683_16102017110937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO MARIA CARDOSO E ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOAO ANDRADE"
    "autor_email" => "joaoandradedh@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho busca sistematizar as atividades desenvolvidas durante a realização do projeto pedagógico “O gênero discursivo mesa-redonda como instrumento de reflexão sobre as formas de violência urbana”, bem como apresentar os principais resultados obtidos com esta iniciativa. O referido projeto didático foi desenvolvido junto à turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão. O objetivo geral da nossa proposta foi destacar que a escola é um espaço privilegiado para construção de uma cultura de paz e para a formação de um cidadão consciente. Para além das intervenções didáticas, também buscamos ampliar o espaço e as funções da sala de aula contribuindo com a formação para cidadania através da perspectiva do protagonismo juvenil e da promoção de direitos. Nossa ação caminhou no sentido de favorecer a produção do discurso oral culto a partir da reflexão sobre a violência urbana mediada pela análise crítica e pela formação de mesa-redonda e entrevistas sobre vídeos temáticos em situações de aprendizagem colaborativa. A fim de respaldar teoricamente nossas ações, buscamos os estudos referentes aos gêneros textuais, com destaque para o gênero oral culto, assim como buscamos compreender os aspectos relacionados aos processos de aprendizagem colaborativa. As reflexões resultantes deste trabalho buscam trazer contribuições no sentido de mostrar a possibilidade do emprego de um gênero de grande circulação social como ferramenta para o ensino e a aprendizagem. É nossa pretensão, ainda, acreditar que este estudo possa contribuir com novas perspectivas para o trabalho em sala de aula, tornando o ensino mais atrativo e cada vez mais próximo da realidade social dos nossos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.