Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: ESTUDO DA APLICABILIDADE EM AULAS DE QUÍMICA NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES VI EM CAXIAS-MA.

Palavra-chaves: QUÍMICA, METODOLOGIAS DE ENSINO, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38315
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5000
    "inscrito_id" => 5551
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: ESTUDO DA APLICABILIDADE EM AULAS DE QUÍMICA NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES VI EM CAXIAS-MA."
    "resumo" => "A escola se mantém alheia às expectativas dos alunos, com a predominância (quase) de um modelo de ensino tradicional que vem desde os tempos passados, em que consistia o predomínio de uma postura somente reprodutivista de conteúdos (por parte do educador), sem que houvesse uma troca com os alunos, não permitindo-lhes expressividade de suas opiniões. O presente trabalho configura-se na utilização de atividades experimentais com o emprego de materiais alternativos no ensino de Química em turmas 2º ano “A” do ensino médio, no Colégio Militar Tiradentes, em Caxias-MA. A proposta foi a de contribuir na inserção desses materiais como recursos didáticos nas aulas. O estudo foi complementado pela pesquisa de campo, com realização de aulas em que foram explicadas as atividades experimentais, seguidas de aplicação das mesmas, momento em que os interlocutores deram “vozes” às suas percepções sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula, além de discutir as deficiências mais recorrentes na aprendizagem de Química. O estudo objetivou mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos nas aulas de Química, traçando reflexões com vistas a fornecer subsídios à futuras investigações para as aulas experimentais usando materiais didáticos alternativos como recursos empregados nas aulas. A análise feita a partir dos dados obtidos apontou que a apatia que a maioria dos alunos demonstram pela Química pode ser modificada se o professor aderir a novas metodologias de ensino, como opção a inserção de estratégias didático-metodológicas diversificadas, como o uso de materiais didáticos alternativos nas atividades experimentais que podem ser realizadas na própria sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, METODOLOGIAS DE ENSINO, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5551_17102017155431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOARA MACHADO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MUMU"
    "autor_email" => "moaramachado1@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38315
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5000
    "inscrito_id" => 5551
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: ESTUDO DA APLICABILIDADE EM AULAS DE QUÍMICA NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES VI EM CAXIAS-MA."
    "resumo" => "A escola se mantém alheia às expectativas dos alunos, com a predominância (quase) de um modelo de ensino tradicional que vem desde os tempos passados, em que consistia o predomínio de uma postura somente reprodutivista de conteúdos (por parte do educador), sem que houvesse uma troca com os alunos, não permitindo-lhes expressividade de suas opiniões. O presente trabalho configura-se na utilização de atividades experimentais com o emprego de materiais alternativos no ensino de Química em turmas 2º ano “A” do ensino médio, no Colégio Militar Tiradentes, em Caxias-MA. A proposta foi a de contribuir na inserção desses materiais como recursos didáticos nas aulas. O estudo foi complementado pela pesquisa de campo, com realização de aulas em que foram explicadas as atividades experimentais, seguidas de aplicação das mesmas, momento em que os interlocutores deram “vozes” às suas percepções sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula, além de discutir as deficiências mais recorrentes na aprendizagem de Química. O estudo objetivou mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos nas aulas de Química, traçando reflexões com vistas a fornecer subsídios à futuras investigações para as aulas experimentais usando materiais didáticos alternativos como recursos empregados nas aulas. A análise feita a partir dos dados obtidos apontou que a apatia que a maioria dos alunos demonstram pela Química pode ser modificada se o professor aderir a novas metodologias de ensino, como opção a inserção de estratégias didático-metodológicas diversificadas, como o uso de materiais didáticos alternativos nas atividades experimentais que podem ser realizadas na própria sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, METODOLOGIAS DE ENSINO, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5551_17102017155431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOARA MACHADO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MUMU"
    "autor_email" => "moaramachado1@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A escola se mantém alheia às expectativas dos alunos, com a predominância (quase) de um modelo de ensino tradicional que vem desde os tempos passados, em que consistia o predomínio de uma postura somente reprodutivista de conteúdos (por parte do educador), sem que houvesse uma troca com os alunos, não permitindo-lhes expressividade de suas opiniões. O presente trabalho configura-se na utilização de atividades experimentais com o emprego de materiais alternativos no ensino de Química em turmas 2º ano “A” do ensino médio, no Colégio Militar Tiradentes, em Caxias-MA. A proposta foi a de contribuir na inserção desses materiais como recursos didáticos nas aulas. O estudo foi complementado pela pesquisa de campo, com realização de aulas em que foram explicadas as atividades experimentais, seguidas de aplicação das mesmas, momento em que os interlocutores deram “vozes” às suas percepções sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula, além de discutir as deficiências mais recorrentes na aprendizagem de Química. O estudo objetivou mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos nas aulas de Química, traçando reflexões com vistas a fornecer subsídios à futuras investigações para as aulas experimentais usando materiais didáticos alternativos como recursos empregados nas aulas. A análise feita a partir dos dados obtidos apontou que a apatia que a maioria dos alunos demonstram pela Química pode ser modificada se o professor aderir a novas metodologias de ensino, como opção a inserção de estratégias didático-metodológicas diversificadas, como o uso de materiais didáticos alternativos nas atividades experimentais que podem ser realizadas na própria sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.