O presente artigo visa a apresentar o resultado de uma experiência vivenciada em sala de aula com a leitura do texto poético nos anos finais, proposto pela disciplina Alfabetização e Letramento, do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS/UFPB, e atrelada ao projeto de pesquisa Práticas Sociais de Linguagem na Era Digital: Leitura e Escrita na Escola e/ou Ambientes Virtuais, da professora Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, ministrante da disciplina. As aulas foram ministradas numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental pelo mestrando do Programa, numa escola pública, em Areia, Paraíba, experiência esta constituída com o objeto de se fazer leituras de textos de poetas clássicos e contemporâneos, fazendo uso do Método Recepcional. Nessa perspectiva, tomamos, para discutir essas questões, os pressupostos teóricos que tratam a leitura do texto literário no dia a dia na sala de aula: Pinheiro (2002); Pinheiro e Marinho (2001); Cosson (2016); Correa (2007) e Freire (1987). Além desses teóricos, recorremos a Solé (1998), que apesar de não eleger o texto literário, sugere e adequa procedimentos didáticos que valem também na abordagem da leitura literária, dentre outros. Foram desenvolvidas atividades lúdicas e interativas, como: apresentação de vídeo, leitura expressiva de poemas, leitura de imagens, oficinas de ilustração e apresentação de um sarau poético. As estratégias buscaram tornar a leitura de poemas mais atrativa e prazerosa, formando leitores amantes da poesia e professores comprometidos com a formação de leitores. Os resultados obtidos mostraram a contribuição significativa do texto literário na formação e no desenvolvimento de habilidades com leitura do texto poético e na formação da compreensão leitora. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional como pesquisador do Mestrado profissional em Letras, favorecendo a formação continuada na prática da sala de aula e no letramento literário.