A Matemática tem um papel de grande importância na construção do conhecimento físico esse papel tem várias interpretações, tais como ferramenta, estratégia ou para validação do conhecimento físico, no âmbito do Ensino de Física, e mais especificamente nos livros didáticos de Física a influencia desse papel também se torna evidente. A presente pesquisa visa responder a seguinte pergunta: Como os livros didáticos de Ciências dos últimos anos do Ensino Fundamental abordam a relação entre a Física e a Matemática no conteúdo específico de Leis de Newton? Com o intuito de respondê-la realizamos uma pesquisa qualitativa,e utilizamos como instrumento metodológico a análise dos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, mais especificamente foram escolhidos três livros de ciências, destinados para os anos finais do Ensino Fundamental, com foco no conteúdo das Leis de Newton, como esse conteúdo vem sendo adotado pelo livro e argumentação matemática que vem sendo utilizada para isso. Foi elaborada uma ficha de analise com critérios que são relevantes para podemos perceber os argumentos utilizados pelos mesmos para fundamentar as leis de Newton. Nessa ficha descrevemos uma análise prévia de como o conteúdo está disposto no livro didático, como as figuras estão sendo trabalhadas no livro e as relações feitas com o cotidiano e a contextualização utilizada pelo livro, como o mesmo utiliza argumentos matemáticos em sua abordagem do conteúdo. Podemos concluir que os livros utilizam mais argumentos teóricos para tratar o conteúdo, os argumentos matemáticos são pouco explorados e quando explorados fazem algumas substituições em exemplos dando alguns dados e fazendo relação com as equações, não buscamos aponta o melhor livro, mas fazer uma análise da utilização de argumentos matemáticos.