O FRACASSO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOB PERSPECTIVA DA EXCLUSÃO SOCIAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37752 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 6584 "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOB PERSPECTIVA DA EXCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "A educação partindo dos princípios constituintes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei esta 9394/1996, pressupõem-se uma vertente importante para o País sair do seu atraso cultural e adquirir condições de competitividade no cenário mundial. Porém, uma realidade distante, visto que a universalização da educação básica tem fracassado em seus objetivos inicias. Assim, para abordar os modelos de fracasso escolar e a exclusão social promovida por estes fracassos, partimos de pressupostos históricos, desde a universalização da educação básica, a garantia ao acesso e a permanência na escola pública e os padrões de qualidade obtidos após esta democratização. Através de números obtidos por indicadores sociais e Institutos de pesquisas, indagamos-nos sobre o papel cumprido por esta escola ou pelo desserviço prestado por esta. Pois, a quantidade de pessoas classificadas como alfabetizadas funcionalmente alcança 27 % da população investigada e revela uma manutenção de resultados obtido em 2011 no INAF Brasil. Nesta perspectiva, o objetivo maior desta pesquisa realizada através de revisão bibliográfica, foi investigar algumas linhas de pensamento que norteiam e permeiam a prática escolar na tentativa até os dias atuais, afim de responder o fracasso e suas implicações. Finalizamos este estudo, na tentativa de estabelecer um paralelo entre a subjetividade do fracasso advindo da escola e as consequências sociais colhidas pelos indivíduos através dele, uma vez que as injustiças sociais continuam aumentando, e se por um prisma temos o relevante aspecto histórico da universalização da escola pública sendo atenuado, por outro, os números alarmantes das mais diferentes pesquisas são preocupantes, no que tange a qualidade da educação que tem sido ofertada as camadas mais populares. Some-se a isto, a exclusão promovida pela escola não leva em consideração tratar apenas daqueles que estão fora do contexto escolar, outrossim, também daqueles que encontram-se matriculados, mas por sua vez, não logram êxito em sua trajetória. Desse modo, estamos próximos de perceber que também a escola pode estar a serviço da produção das desigualdades e exclusão social vivenciada por nós diariamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EXCLUSÃO SOCIAL, FRACASSO ESCOLAR, UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6584_17092017000855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUANA COSTA" "autor_email" => "luanapcosta1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI (FACULDADE BAGOZZI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37752 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2707 "inscrito_id" => 6584 "titulo" => "O FRACASSO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO SOB PERSPECTIVA DA EXCLUSÃO SOCIAL" "resumo" => "A educação partindo dos princípios constituintes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei esta 9394/1996, pressupõem-se uma vertente importante para o País sair do seu atraso cultural e adquirir condições de competitividade no cenário mundial. Porém, uma realidade distante, visto que a universalização da educação básica tem fracassado em seus objetivos inicias. Assim, para abordar os modelos de fracasso escolar e a exclusão social promovida por estes fracassos, partimos de pressupostos históricos, desde a universalização da educação básica, a garantia ao acesso e a permanência na escola pública e os padrões de qualidade obtidos após esta democratização. Através de números obtidos por indicadores sociais e Institutos de pesquisas, indagamos-nos sobre o papel cumprido por esta escola ou pelo desserviço prestado por esta. Pois, a quantidade de pessoas classificadas como alfabetizadas funcionalmente alcança 27 % da população investigada e revela uma manutenção de resultados obtido em 2011 no INAF Brasil. Nesta perspectiva, o objetivo maior desta pesquisa realizada através de revisão bibliográfica, foi investigar algumas linhas de pensamento que norteiam e permeiam a prática escolar na tentativa até os dias atuais, afim de responder o fracasso e suas implicações. Finalizamos este estudo, na tentativa de estabelecer um paralelo entre a subjetividade do fracasso advindo da escola e as consequências sociais colhidas pelos indivíduos através dele, uma vez que as injustiças sociais continuam aumentando, e se por um prisma temos o relevante aspecto histórico da universalização da escola pública sendo atenuado, por outro, os números alarmantes das mais diferentes pesquisas são preocupantes, no que tange a qualidade da educação que tem sido ofertada as camadas mais populares. Some-se a isto, a exclusão promovida pela escola não leva em consideração tratar apenas daqueles que estão fora do contexto escolar, outrossim, também daqueles que encontram-se matriculados, mas por sua vez, não logram êxito em sua trajetória. Desse modo, estamos próximos de perceber que também a escola pode estar a serviço da produção das desigualdades e exclusão social vivenciada por nós diariamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EXCLUSÃO SOCIAL, FRACASSO ESCOLAR, UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6584_17092017000855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA PEREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LUANA COSTA" "autor_email" => "luanapcosta1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI (FACULDADE BAGOZZI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }