Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO ESTATÍSTICO SOBRE A TITULAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO BRASIL

Palavra-chaves: TITULAÇÃO DOS PROFESSORES, ENSINO DE FÍSICA, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A qualidade da educação de um país está diretamente relacionada à formação dos professores que estão atuando nas salas de aula. No Brasil, o documento que estabelece a formação necessária àquele que irá atuar como professor da Educação Básica é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Segundo a LDB em vigor, Lei nº 9.394/96, a formação necessária para o professor da Educação Básica é um diploma de licenciatura plena. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) possui, como uma de suas metas (15ª), atribuir formação específica na área de atuação a todos os professores da Educação Básica até 2024. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar dados estatísticos sobre a titulação dos professores de Física da Educação Básica do Brasil e com isso mostrar a situação do país no que diz respeito ao alcance da 15ª Meta do PNE (2014-2024) para a disciplina de Física. Este estudo possui uma abordagem quantitativa e configura-se como uma pesquisa documental. Os dados estatísticos analisados foram divulgados publicamente, de forma regular na Plataforma CultivEduca (UFRGS, 2014). A informação coletada foi o total de professores de física em regência segundo a formação acadêmica para cada Estado. Os dados coletados se referem ao período compreendido entre os anos de 2012 a 2016. Analisando-se a evolução do número de professores de física com formação específica (Licenciatura em física) ao longo dos anos (2012-2016), constatou-se crescimento em todas as cinco regiões. Percentualmente, esse crescimento foi de 20,8% na Região Sul, 23,1% na Região Sudeste, 4,0% na Região Centro-Oeste, 27,2% na Região Nordeste e 29,0% na Região Norte. Contudo, constatou-se que o diploma de Licenciatura em matemática foi o mais frequente dentre os títulos dos professores de física do Brasil, representando 30,7% do total em 2016. Uma significativa parte dos professores de física não possui diploma de licenciatura. São diplomados em cursos de bacharelado ou em cursos tecnológicos ou não possuem formação superior. No total, 13,7% dos professores de física são bacharéis ou tecnólogos e 10,3% não possuem formação superior. Dentre os 56.114 professores que lecionaram a disciplina de física no Ensino Médio do Brasil em 2016, apenas 11.170 possuíam o diploma de Licenciatura em física, ou seja, 19,9%. Logo, para o cumprimento da 15ª Meta do PNE, o Brasil precisará formar 44.944 licenciados em 8 anos! Isso significa que o país precisará diplomar e absorver para a sala de aula 5.618 licenciados em física por ano. Dessa forma, conclui-se este trabalho apontando a necessidade de medidas por parte do governo para que mais professores de física sejam formados e absorvidos para lecionarem a disciplina de física nas salas de aula da Educação Básica.

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