O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NO BRASIL: AVANÇOS NA
LEGISLAÇÃO E IMPASSES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE – UMA
LEITURA DE DEZ ESCOLAS DE UBERABA/MG
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37713 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2564 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => """ O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NO BRASIL: AVANÇOS NA\r\n LEGISLAÇÃO E IMPASSES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE – UMA\r\n LEITURA DE DEZ ESCOLAS DE UBERABA/MG """ "resumo" => """ O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NO BRASIL: AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO E IMPASSES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE – uma leitura de dez escolas de Uberaba/MG\r\n \r\n Autora: Magda Lúcia Vilas Boas¹;\r\n Orientador: Otaviano José Pereira²;\r\n Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba.\r\n ¹magdavilasboas@gmail.com; ²otavianojose@iftm.edu.br;\r\n \r\n As políticas educacionais determinam, participação social e política, valorização da pluralidade cultural, características étnicas e respeito às diferenças. O nosso tempo é marcado pela diversidade religiosa, no (suposto) diálogo com diversas culturas, necessitando, portanto, aprofundar a alteridade para se conseguir tolerância entre os indivíduos. Não faltam desafios que ainda envolvem a disciplina do Ensino Religioso nas Escolas, na relação com a pluralidade religiosa na diversidade contempoâanea. O pluralismo religioso é um fenômeno que instiga diferentes cosmovisões religiosas. Como fenômeno social que desafia a educação escolar, principalmente na disciplina de Ensino Religioso na valorização de todas as manifestações religiosas para além da “pregação” desta ou daquela fé em particular. Instigada por essa compreensão, a pergunta de pesquisa surgiu como desafio: como anda o Ensino Religioso nas escolas brasileiras? Tendo como objetivo elucidar a hipótese de um suposto impasse nessa área de ensino, a presente pesquisa, de Mestrado em Educação do Instituto Federal de Educação de Uberaba (IFTM) realizada em dez escolas públicas e privadas em Uberaba-MG, revelou um dado preocupante: Em que pese o avanço na legislação, a incapacidade de dar um salto qualitativo no que diz respeito ao diálogo inter-religioso, plural, - e supostamente em relação aos agnósticos e ateus – ainda está por cumprir, pelo menos nas escolas pesquisadas. Nessa pesquisa em abordagem qualiquantitativa confirmou-se, portanto a suspeita da pesquisadora: uma desafio ainda em aberto nesse campo da prática pedagógica. E, em decorrência dos dados levantados e analisados, a percepção de que ainda estamos longe de uma formação continuada e em serviço de professores e gestores para tornar a escola um locus de construção de cidadania participativa desde uma prática pedagógica diferenciado do que se viu, em campo, como questão eminentemente republicana.\r\n Palavras-chave: Contemporaneidade. Ensino religioso. Pluralidade. Res-publica. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "LAICIDADE RELIGIOSA, POLÍTICAS PÚBLICAS, CONTEMPORANEIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6711_13092017125544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA LUCIA VILAS-BOAS" "autor_nome_curto" => "MAGDA VILAS-BOA" "autor_email" => "magdavilasboas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37713 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2564 "inscrito_id" => 6711 "titulo" => """ O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NO BRASIL: AVANÇOS NA\r\n LEGISLAÇÃO E IMPASSES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE – UMA\r\n LEITURA DE DEZ ESCOLAS DE UBERABA/MG """ "resumo" => """ O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR NO BRASIL: AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO E IMPASSES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE – uma leitura de dez escolas de Uberaba/MG\r\n \r\n Autora: Magda Lúcia Vilas Boas¹;\r\n Orientador: Otaviano José Pereira²;\r\n Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba.\r\n ¹magdavilasboas@gmail.com; ²otavianojose@iftm.edu.br;\r\n \r\n As políticas educacionais determinam, participação social e política, valorização da pluralidade cultural, características étnicas e respeito às diferenças. O nosso tempo é marcado pela diversidade religiosa, no (suposto) diálogo com diversas culturas, necessitando, portanto, aprofundar a alteridade para se conseguir tolerância entre os indivíduos. Não faltam desafios que ainda envolvem a disciplina do Ensino Religioso nas Escolas, na relação com a pluralidade religiosa na diversidade contempoâanea. O pluralismo religioso é um fenômeno que instiga diferentes cosmovisões religiosas. Como fenômeno social que desafia a educação escolar, principalmente na disciplina de Ensino Religioso na valorização de todas as manifestações religiosas para além da “pregação” desta ou daquela fé em particular. Instigada por essa compreensão, a pergunta de pesquisa surgiu como desafio: como anda o Ensino Religioso nas escolas brasileiras? Tendo como objetivo elucidar a hipótese de um suposto impasse nessa área de ensino, a presente pesquisa, de Mestrado em Educação do Instituto Federal de Educação de Uberaba (IFTM) realizada em dez escolas públicas e privadas em Uberaba-MG, revelou um dado preocupante: Em que pese o avanço na legislação, a incapacidade de dar um salto qualitativo no que diz respeito ao diálogo inter-religioso, plural, - e supostamente em relação aos agnósticos e ateus – ainda está por cumprir, pelo menos nas escolas pesquisadas. Nessa pesquisa em abordagem qualiquantitativa confirmou-se, portanto a suspeita da pesquisadora: uma desafio ainda em aberto nesse campo da prática pedagógica. E, em decorrência dos dados levantados e analisados, a percepção de que ainda estamos longe de uma formação continuada e em serviço de professores e gestores para tornar a escola um locus de construção de cidadania participativa desde uma prática pedagógica diferenciado do que se viu, em campo, como questão eminentemente republicana.\r\n Palavras-chave: Contemporaneidade. Ensino religioso. Pluralidade. Res-publica. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "LAICIDADE RELIGIOSA, POLÍTICAS PÚBLICAS, CONTEMPORANEIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6711_13092017125544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA LUCIA VILAS-BOAS" "autor_nome_curto" => "MAGDA VILAS-BOA" "autor_email" => "magdavilasboas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }