ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA: A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE UMA CLÍNICA ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36842 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA: A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE UMA CLÍNICA ESCOLA" "resumo" => "Resumo: O estágio supervisionado em psicologia é uma experiência curricular necessária para a formação do psicólogo clínico e tem como principais objetivos: viabilizar aos alunos o primeiro contato com a realidade da atuação clínica, propiciar o conhecimento prático sobre questões teóricas, técnicas e éticas, permitindo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação profissional. Por se tratar de uma fase de transição entre ser aluno e se tornar profissional, o estágio se constitui como momento de crescimento, reflexão e incertezas, que desperta vários sentimentos, expectativas, frustrações e questionamentos. Nesse sentido, compreender a experiência do estágio a partir do ponto de vista do estagiário permite um maior entendimento de como ocorre o processo de aprendizado, desenvolvimento, gerenciamento de conflitos, dentre outros aspectos que influenciam o decorrer do atendimento clínico. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a vivência do atendimento clínico durante o estágio supervisionado curricular, partindo da percepção dos alunos estagiários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada no curso de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande – PB. Participou desta pesquisa seis alunos/as do 10º período, que estavam estagiando na clínica escola do referido curso. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada gravada e posteriormente transcrita e analisada. Com essa pesquisa foi possível perceber que os alunos ainda chegam muito apreensivos e muitas vezes com sentimentos de despreparo para atuação na clínica escola, por isso sentimentos negativos como medo e ansiedade ainda são os mais sentidos durante o início do estágio supervisionado. Os alunos ainda apontaram algumas dificuldades como a falta de pacientes e o curto tempo que se tem de atendimento no estágio. Espera-se a partir deste estudo favorecer futuras discussões, sobre lacunas e/ou êxitos, demandas e organização do estágio supervisionado em psicologia clínica, levando em consideração aspectos apontados pelos alunos, pois, estes por vivenciarem e utilizarem a clínica escola apresentaram sugestões que podem contribuir para uma configuração do estágio supervisionado que seja mais eficiente para a formação profissional e pessoal dos alunos/estagiários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PSICOLOGIA CLÍNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6525_09092017205500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY BELCHIOR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANI BELCHIOR" "autor_email" => "danielly.belchior@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36842 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1245 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA: A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE UMA CLÍNICA ESCOLA" "resumo" => "Resumo: O estágio supervisionado em psicologia é uma experiência curricular necessária para a formação do psicólogo clínico e tem como principais objetivos: viabilizar aos alunos o primeiro contato com a realidade da atuação clínica, propiciar o conhecimento prático sobre questões teóricas, técnicas e éticas, permitindo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a atuação profissional. Por se tratar de uma fase de transição entre ser aluno e se tornar profissional, o estágio se constitui como momento de crescimento, reflexão e incertezas, que desperta vários sentimentos, expectativas, frustrações e questionamentos. Nesse sentido, compreender a experiência do estágio a partir do ponto de vista do estagiário permite um maior entendimento de como ocorre o processo de aprendizado, desenvolvimento, gerenciamento de conflitos, dentre outros aspectos que influenciam o decorrer do atendimento clínico. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a vivência do atendimento clínico durante o estágio supervisionado curricular, partindo da percepção dos alunos estagiários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada no curso de psicologia da Universidade Estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande – PB. Participou desta pesquisa seis alunos/as do 10º período, que estavam estagiando na clínica escola do referido curso. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada gravada e posteriormente transcrita e analisada. Com essa pesquisa foi possível perceber que os alunos ainda chegam muito apreensivos e muitas vezes com sentimentos de despreparo para atuação na clínica escola, por isso sentimentos negativos como medo e ansiedade ainda são os mais sentidos durante o início do estágio supervisionado. Os alunos ainda apontaram algumas dificuldades como a falta de pacientes e o curto tempo que se tem de atendimento no estágio. Espera-se a partir deste estudo favorecer futuras discussões, sobre lacunas e/ou êxitos, demandas e organização do estágio supervisionado em psicologia clínica, levando em consideração aspectos apontados pelos alunos, pois, estes por vivenciarem e utilizarem a clínica escola apresentaram sugestões que podem contribuir para uma configuração do estágio supervisionado que seja mais eficiente para a formação profissional e pessoal dos alunos/estagiários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO ACADÊMICA, PSICOLOGIA CLÍNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6525_09092017205500.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY BELCHIOR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DANI BELCHIOR" "autor_email" => "danielly.belchior@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }