O presente trabalho visa sociabilizar uma das ações desenvolvidas pelo grupo do PIBID de Física -EAD na escola CEM Castro Alves na cidade de Palmas-TO. A maioria das escolas públicas são carentes de espaço físico para laboratório de ciências. Porém muitas escolas possuem o laboratório móvel com materiais de química, física e biologia contendo vidrarias e reagentes. Contudo, devido a falta de cuidado e preparação dos professores para utilizá-los esses recursos tão importantes para o ensino de ciências, muitas vezes são deixados de lado, ocorrendo a quebra de vidrarias, vencimento de reagentes ou até mesmo o descarte pela falta de uso. Na busca para minimizar essa problemática, uma das ações implementadas pelos bolsistas do PIBID de Física foi a reorganização do laboratório móvel da escola para facilitar o desenvolvimento de aulas práticas de ciências e a elaboração de um manual de aulas práticas com materiais alternativos buscando o aproveitamento de materiais já existentes no lab- móvel. Objetivou-se ainda estimular os professores a trabalharem com atividades práticas e uso dos materiais do laboratório móvel para melhoria no ensino de ciências. O manual de experimentos de ciências foi elaborado com vários experimentos de química, física e biologia, com o propósito em dinamizar o tempo do professor uma vez que no mesmo consta a descrição detalhada de cada experimento com objetivos, materiais, métodos e montagem das práticas com o tempo de cada experimento. O presente trabalho desenvolvido pelo PIBID de Física-EAD, foi de suma importância tanto para a inserção dos bolsistas como futuros professores pesquisadores, incentivando-os a desenvolver práticas alternativas de ensino, com a pesquisa para a elaboração do manual de aulas práticas para auxiliar os professores.