MANUAL DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, COMO AUXILIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37391 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1177 "inscrito_id" => 7060 "titulo" => "MANUAL DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, COMO AUXILIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "O presente trabalho visa sociabilizar uma das ações desenvolvidas pelo grupo do PIBID de Física -EAD na escola CEM Castro Alves na cidade de Palmas-TO. A maioria das escolas públicas são carentes de espaço físico para laboratório de ciências. Porém muitas escolas possuem o laboratório móvel com materiais de química, física e biologia contendo vidrarias e reagentes. Contudo, devido a falta de cuidado e preparação dos professores para utilizá-los esses recursos tão importantes para o ensino de ciências, muitas vezes são deixados de lado, ocorrendo a quebra de vidrarias, vencimento de reagentes ou até mesmo o descarte pela falta de uso. Na busca para minimizar essa problemática, uma das ações implementadas pelos bolsistas do PIBID de Física foi a reorganização do laboratório móvel da escola para facilitar o desenvolvimento de aulas práticas de ciências e a elaboração de um manual de aulas práticas com materiais alternativos buscando o aproveitamento de materiais já existentes no lab- móvel. Objetivou-se ainda estimular os professores a trabalharem com atividades práticas e uso dos materiais do laboratório móvel para melhoria no ensino de ciências. O manual de experimentos de ciências foi elaborado com vários experimentos de química, física e biologia, com o propósito em dinamizar o tempo do professor uma vez que no mesmo consta a descrição detalhada de cada experimento com objetivos, materiais, métodos e montagem das práticas com o tempo de cada experimento. O presente trabalho desenvolvido pelo PIBID de Física-EAD, foi de suma importância tanto para a inserção dos bolsistas como futuros professores pesquisadores, incentivando-os a desenvolver práticas alternativas de ensino, com a pesquisa para a elaboração do manual de aulas práticas para auxiliar os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, MANUAL DE EXPERIMENTOS, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017151408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA" "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37391 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1177 "inscrito_id" => 7060 "titulo" => "MANUAL DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, COMO AUXILIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "resumo" => "O presente trabalho visa sociabilizar uma das ações desenvolvidas pelo grupo do PIBID de Física -EAD na escola CEM Castro Alves na cidade de Palmas-TO. A maioria das escolas públicas são carentes de espaço físico para laboratório de ciências. Porém muitas escolas possuem o laboratório móvel com materiais de química, física e biologia contendo vidrarias e reagentes. Contudo, devido a falta de cuidado e preparação dos professores para utilizá-los esses recursos tão importantes para o ensino de ciências, muitas vezes são deixados de lado, ocorrendo a quebra de vidrarias, vencimento de reagentes ou até mesmo o descarte pela falta de uso. Na busca para minimizar essa problemática, uma das ações implementadas pelos bolsistas do PIBID de Física foi a reorganização do laboratório móvel da escola para facilitar o desenvolvimento de aulas práticas de ciências e a elaboração de um manual de aulas práticas com materiais alternativos buscando o aproveitamento de materiais já existentes no lab- móvel. Objetivou-se ainda estimular os professores a trabalharem com atividades práticas e uso dos materiais do laboratório móvel para melhoria no ensino de ciências. O manual de experimentos de ciências foi elaborado com vários experimentos de química, física e biologia, com o propósito em dinamizar o tempo do professor uma vez que no mesmo consta a descrição detalhada de cada experimento com objetivos, materiais, métodos e montagem das práticas com o tempo de cada experimento. O presente trabalho desenvolvido pelo PIBID de Física-EAD, foi de suma importância tanto para a inserção dos bolsistas como futuros professores pesquisadores, incentivando-os a desenvolver práticas alternativas de ensino, com a pesquisa para a elaboração do manual de aulas práticas para auxiliar os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, MANUAL DE EXPERIMENTOS, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7060_09092017151408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARTINS GUARDA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA GUARDA" "autor_email" => "patriciaguarda@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }