BESERRA, Ivanilza De Souza. O ensino médio na visão do aluno quilombola. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37709>. Acesso em: 05/11/2024 07:45
Resumo: Este trabalho faz uma reflexão sobre o ensino médio na tentativa de entender qual o seu significado para o aluno quilombola, uma vez que se compreende que a educação deve atender as particularidades dos sujeitos. Nesse contexto, destaca-se as particularidades dos alunos negros quilombolas, que durante muito tempo foram excluídos da escola formal. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo compreender a visão do aluno negro quilombola sobre o ensino médio a partir do referencial da identidade quilombola. Para tanto, parte do aporte teórico de Brasil (2013), Gomes (2015) e Souza (2012), a partir dos quais se realiza a análise da narrativa autobiográfica de uma aluna quilombola que estuda na escola de ensino médio de Portalegre/RN. Considera-se que o trabalho com a (auto)biografia pode ajudar a compreender o que o aluno pensa sobre si e sobre a escola - o que pode ser útil na reflexão sobre o papel da escola e na elaboração de novas propostas pedagógicas. Entender a visão que o aluno quilombola tem sobre o Ensino Médio pode levar os profissionais da educação, assim como a população em geral, a perceber a importância de se realizar o trabalho com as relações étnico-raciais na escola, a fim de proporcionar aos sujeitos o entendimento acerca da nossa realidade brasileira, respeitando o outro a partir das suas diferenças. Acreditamos que, através da voz dos alunos sobre o Ensino Médio, a escola pode vir a contribuir por intermédio do seu trabalho para a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças.