SILVA, Anacleide Abreu Trajano. Inclusão curricular: um recorte da sala de recursos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37171>. Acesso em: 22/12/2024 17:58
O artigo apresenta as visões de outro campo de atuação pedagógica: a sala de recurso. Proposta pensada almejando principalmente a constituir-se como uma experiência rica aos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que cursaram a disciplina “Metodologia e Prática da Educação Especial”, de modo a contribuir para a formação pessoal e profissional. Nesse ponto admitem-se as lacunas existentes entre a docência na sala regular de ensino e o trabalho pedagógico desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado – AEE dentro da escola, por isso, a necessidade de articular a presença dos estudantes para conhecimento da realidade da sala de recurso, bem como os desafios que a ela são incorporados mediante a disponibilização dos recursos materiais, humanos, organizacionais, institucionais e políticos e ainda nos relacionamentos interpessoais de trabalho. Podemos concluir que o trabalho realizado pelos profissionais que atuam com a educação especial, é de total importância para permanência deste público na escola, mas não havendo cooperação entre as partes envolvidas, o potencial de aprendizagem desses indivíduos não serão plenamente valorizados, pois não estarão acompanhando juntos o desenvolvimento cognitivo dos alunos com necessidades especiais. Desta forma, urge que os que os futuros profissionais de educação desde a graduação possam ter a experiência de conhecer o trabalho realizado na sala de recursos, a fim de que não se continue a perpetuar a missão milagrosa e individual dos profissionais que atual com o AEE, nem levantar preconceitos.