Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO CURRICULAR: UM RECORTE DA SALA DE RECURSOS

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo apresenta as visões de outro campo de atuação pedagógica: a sala de recurso. Proposta pensada almejando principalmente a constituir-se como uma experiência rica aos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que cursaram a disciplina “Metodologia e Prática da Educação Especial”, de modo a contribuir para a formação pessoal e profissional. Nesse ponto admitem-se as lacunas existentes entre a docência na sala regular de ensino e o trabalho pedagógico desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado – AEE dentro da escola, por isso, a necessidade de articular a presença dos estudantes para conhecimento da realidade da sala de recurso, bem como os desafios que a ela são incorporados mediante a disponibilização dos recursos materiais, humanos, organizacionais, institucionais e políticos e ainda nos relacionamentos interpessoais de trabalho. Podemos concluir que o trabalho realizado pelos profissionais que atuam com a educação especial, é de total importância para permanência deste público na escola, mas não havendo cooperação entre as partes envolvidas, o potencial de aprendizagem desses indivíduos não serão plenamente valorizados, pois não estarão acompanhando juntos o desenvolvimento cognitivo dos alunos com necessidades especiais. Desta forma, urge que os que os futuros profissionais de educação desde a graduação possam ter a experiência de conhecer o trabalho realizado na sala de recursos, a fim de que não se continue a perpetuar a missão milagrosa e individual dos profissionais que atual com o AEE, nem levantar preconceitos.

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