Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EJA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ENERGIA, EJA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38735
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 2275
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EJA"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso, o professor ao ministrar as aulas nessa modalidade deve-se prosseguir com bastante cautela, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos, como também aguçando sua curiosidade, e trabalhando seu senso crítico. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA. A experiência relata as atividades utilizadas no desenvolvimento da temática “Energia”. Dentro desse contexto, utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos dos autores Delizoicov e Angotti, que são divididos nas seguintes etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande. A experiência permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID nas escolas, pois através da ação dos bolsistas desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados para que não cheguem a desistir mais uma vez dos estudos. A intervenção também apontou que os conteúdos de ciências podem ser abordados de maneira dinâmica, tornando o conhecimento prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENERGIA, EJA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2275_08092017201257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVYSON ANDERSON SILVA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "DEIVYSON "
    "autor_email" => "deivysonglsuper@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38735
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1080
    "inscrito_id" => 2275
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EJA"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso, o professor ao ministrar as aulas nessa modalidade deve-se prosseguir com bastante cautela, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos, como também aguçando sua curiosidade, e trabalhando seu senso crítico. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA. A experiência relata as atividades utilizadas no desenvolvimento da temática “Energia”. Dentro desse contexto, utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos dos autores Delizoicov e Angotti, que são divididos nas seguintes etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande. A experiência permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID nas escolas, pois através da ação dos bolsistas desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados para que não cheguem a desistir mais uma vez dos estudos. A intervenção também apontou que os conteúdos de ciências podem ser abordados de maneira dinâmica, tornando o conhecimento prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ENERGIA, EJA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2275_08092017201257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVYSON ANDERSON SILVA CANDIDO"
    "autor_nome_curto" => "DEIVYSON "
    "autor_email" => "deivysonglsuper@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso, o professor ao ministrar as aulas nessa modalidade deve-se prosseguir com bastante cautela, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos, como também aguçando sua curiosidade, e trabalhando seu senso crítico. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA. A experiência relata as atividades utilizadas no desenvolvimento da temática “Energia”. Dentro desse contexto, utilizou-se a metodologia dos três momentos pedagógicos dos autores Delizoicov e Angotti, que são divididos nas seguintes etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande. A experiência permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID nas escolas, pois através da ação dos bolsistas desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados para que não cheguem a desistir mais uma vez dos estudos. A intervenção também apontou que os conteúdos de ciências podem ser abordados de maneira dinâmica, tornando o conhecimento prazeroso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.