Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, elaborada a partir do estudo de escritos sobre o tema em questão. O objetivo foi analisar características do processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que entender as nuances do referido processo pode possibilitar o desenvolvimento de ações que venham potencializar a qualidade, a eficiência e a eficácia da referida modalidade de ensino. Os resultados demonstram que a educação a distância vem se afirmando no cenário nacional e sendo expandida gradativamente, mesmo que ainda haja um longo caminho para superar a barreira do preconceito e derrubar paradigmas advindos de um sistema centralizador e estruturado para o ensino presencial. No que diz respeito ao aluno atendido pelos cursos de EaD, este precisa de autogestão, organizações de seu tempo e compromisso com a realização das atividades propostas para alcançar êxito na absorção do conhecimento. É importante salientar que a qualidade do curso será proporcional ao interesse e dedicação do educando. Percebe-se, ainda, que as instituições de ensino precisam melhorar e adequar o material disponibilizado aos educandos, uma vez que não adianta apenas disponibilizar uma lista gigantesca de referenciais e material de suporte, é preciso que tudo esteja adequado a quem vai receber as informações e que estas sejam condizentes com as necessidades práticas daqueles que as assimilarão. Em linhas gerais, o ensino e a aprendizagem em Educação a Distância tem evoluído, mas ainda é preciso sanar o “fantasma” da evasão, aproximar a estrutura dos cursos à realidade do educando, uma política nacional de incentivo à pesquisa dentro da modalidade a distância e uma rede sistêmica capaz de monitorar os gargalos apresentados pela modalidade e auxiliar professores, tutores e educandos nas dinâmicas de grupos online.

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