LIMA, Fabio Alves De. O ensino e a aprendizagem na modalidade ead. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37705>. Acesso em: 23/12/2024 01:03
O presente artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, elaborada a partir do estudo de escritos sobre o tema em questão. O objetivo foi analisar características do processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que entender as nuances do referido processo pode possibilitar o desenvolvimento de ações que venham potencializar a qualidade, a eficiência e a eficácia da referida modalidade de ensino. Os resultados demonstram que a educação a distância vem se afirmando no cenário nacional e sendo expandida gradativamente, mesmo que ainda haja um longo caminho para superar a barreira do preconceito e derrubar paradigmas advindos de um sistema centralizador e estruturado para o ensino presencial. No que diz respeito ao aluno atendido pelos cursos de EaD, este precisa de autogestão, organizações de seu tempo e compromisso com a realização das atividades propostas para alcançar êxito na absorção do conhecimento. É importante salientar que a qualidade do curso será proporcional ao interesse e dedicação do educando. Percebe-se, ainda, que as instituições de ensino precisam melhorar e adequar o material disponibilizado aos educandos, uma vez que não adianta apenas disponibilizar uma lista gigantesca de referenciais e material de suporte, é preciso que tudo esteja adequado a quem vai receber as informações e que estas sejam condizentes com as necessidades práticas daqueles que as assimilarão. Em linhas gerais, o ensino e a aprendizagem em Educação a Distância tem evoluído, mas ainda é preciso sanar o “fantasma” da evasão, aproximar a estrutura dos cursos à realidade do educando, uma política nacional de incentivo à pesquisa dentro da modalidade a distância e uma rede sistêmica capaz de monitorar os gargalos apresentados pela modalidade e auxiliar professores, tutores e educandos nas dinâmicas de grupos online.