O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37705 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 4818 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD" "resumo" => "O presente artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, elaborada a partir do estudo de escritos sobre o tema em questão. O objetivo foi analisar características do processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que entender as nuances do referido processo pode possibilitar o desenvolvimento de ações que venham potencializar a qualidade, a eficiência e a eficácia da referida modalidade de ensino. Os resultados demonstram que a educação a distância vem se afirmando no cenário nacional e sendo expandida gradativamente, mesmo que ainda haja um longo caminho para superar a barreira do preconceito e derrubar paradigmas advindos de um sistema centralizador e estruturado para o ensino presencial. No que diz respeito ao aluno atendido pelos cursos de EaD, este precisa de autogestão, organizações de seu tempo e compromisso com a realização das atividades propostas para alcançar êxito na absorção do conhecimento. É importante salientar que a qualidade do curso será proporcional ao interesse e dedicação do educando. Percebe-se, ainda, que as instituições de ensino precisam melhorar e adequar o material disponibilizado aos educandos, uma vez que não adianta apenas disponibilizar uma lista gigantesca de referenciais e material de suporte, é preciso que tudo esteja adequado a quem vai receber as informações e que estas sejam condizentes com as necessidades práticas daqueles que as assimilarão. Em linhas gerais, o ensino e a aprendizagem em Educação a Distância tem evoluído, mas ainda é preciso sanar o “fantasma” da evasão, aproximar a estrutura dos cursos à realidade do educando, uma política nacional de incentivo à pesquisa dentro da modalidade a distância e uma rede sistêmica capaz de monitorar os gargalos apresentados pela modalidade e auxiliar professores, tutores e educandos nas dinâmicas de grupos online." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4818_11092017232256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabioalves02@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37705 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2445 "inscrito_id" => 4818 "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD" "resumo" => "O presente artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância (EaD). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, elaborada a partir do estudo de escritos sobre o tema em questão. O objetivo foi analisar características do processo de ensino e aprendizagem na modalidade a distância, uma vez que entender as nuances do referido processo pode possibilitar o desenvolvimento de ações que venham potencializar a qualidade, a eficiência e a eficácia da referida modalidade de ensino. Os resultados demonstram que a educação a distância vem se afirmando no cenário nacional e sendo expandida gradativamente, mesmo que ainda haja um longo caminho para superar a barreira do preconceito e derrubar paradigmas advindos de um sistema centralizador e estruturado para o ensino presencial. No que diz respeito ao aluno atendido pelos cursos de EaD, este precisa de autogestão, organizações de seu tempo e compromisso com a realização das atividades propostas para alcançar êxito na absorção do conhecimento. É importante salientar que a qualidade do curso será proporcional ao interesse e dedicação do educando. Percebe-se, ainda, que as instituições de ensino precisam melhorar e adequar o material disponibilizado aos educandos, uma vez que não adianta apenas disponibilizar uma lista gigantesca de referenciais e material de suporte, é preciso que tudo esteja adequado a quem vai receber as informações e que estas sejam condizentes com as necessidades práticas daqueles que as assimilarão. Em linhas gerais, o ensino e a aprendizagem em Educação a Distância tem evoluído, mas ainda é preciso sanar o “fantasma” da evasão, aproximar a estrutura dos cursos à realidade do educando, uma política nacional de incentivo à pesquisa dentro da modalidade a distância e uma rede sistêmica capaz de monitorar os gargalos apresentados pela modalidade e auxiliar professores, tutores e educandos nas dinâmicas de grupos online." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID4818_11092017232256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabioalves02@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }