O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL: ABORDAGEM QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37699 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 2798 "titulo" => "O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL: ABORDAGEM QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de integrar o ensino de Zoologia em aulas de Biologia com a perspectiva socioambiental. Para isso, foram utilizados os temas dengue, Chikungunya e Zika vírus como foco para a construção de recursos didáticos que proporcionassem a abordagem desses temas na sala de aula e permitissem a conscientização sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele. A temática faz parte das discussões cotidianas. É um debate extenso que envolve valores filosóficos e éticos. Ao integrar a temática com o ensino de Biologia têm-se como fundamento aspectos educacionais relacionados com uma prática voltada para a tomada de decisões. A integração proposta nesta pesquisa tem como viés o uso de aulas que fogem da maneira tradicional de socialização dos conteúdos. Desse modo, além do livro didático ou o quadro, seriam utilizados modelos didáticos voltados à aula prática. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo didático que aponte para o professor caminhos para integrar o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia em uma perspectiva socioambiental; disponibilizar um recurso pedagógico elaborado com materiais de baixo custo e propiciar o uso e construção na sala de aula integrando alunos e professores. A pesquisa foi classificada como de desenvolvimento. Tipo de pesquisa que tem atraído pesquisadores da área educacional com publicações específicas acerca do tema. Em educação, envolve o desenvolvimento de um produto, como um material didático, um software educativo, um programa curricular, etc. A proposta de relacionar o ensino de Zoologia com a biologia e que envolvesse questões socioambientais resultou na produção do modelo didático sobre o Aedes aegypt. Na pesquisa de desenvolvimento constitui-se como o delineamento e a sua primeira versão apontou ser possível a utilização na própria sala de aula, além da produção ser feita com materiais de baixo custo. A apresentação do material foi feita na sala de aula, sob avaliação do professor da disciplina e dos graduandos do curso. Nesse momento, foi possível perceber que o modelo pode ser utilizado para introduzir o conteúdo e versar sobre a estrutura do mosquito. Auxilia na aula do subfilo Hexapoda, porque além de relacionar com o vírus, pode ser ilustrada para o aluno a morfologia externa de um inseto díptero. Constatou-se a possibilidade de abordar as questões ambientais ao compreender o ciclo de vida de insetos e entender relações de patógeno-hospedeiro. É possível considerar sobre a destruição do meio pelos avanços da sociedade e a influência no aumento das endemias. Integra alunos com os colegas e com os professores e possibilita visualizar a atividade de sucção do mosquito, basta inserir líquido vermelho na parte plástica. O professor pode abordar os temas Dengue, Chikungunya e Zika, envolvendo os alunos com informações precisas acerca dos temas. Com a produção deste material conclui-se que é possível relacionar a temática socioambiental no ensino de Zoologia. Nesta relação destaca-se o uso de um modelo didático produzido com material de baixo custo e que pode ser utilizado na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AEDES AEGYPT, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MODELO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2798_03102017164543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "ananda_soliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37699 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3047 "inscrito_id" => 2798 "titulo" => "O ENSINO DE ZOOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL: ABORDAGEM QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO" "resumo" => "Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de integrar o ensino de Zoologia em aulas de Biologia com a perspectiva socioambiental. Para isso, foram utilizados os temas dengue, Chikungunya e Zika vírus como foco para a construção de recursos didáticos que proporcionassem a abordagem desses temas na sala de aula e permitissem a conscientização sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele. A temática faz parte das discussões cotidianas. É um debate extenso que envolve valores filosóficos e éticos. Ao integrar a temática com o ensino de Biologia têm-se como fundamento aspectos educacionais relacionados com uma prática voltada para a tomada de decisões. A integração proposta nesta pesquisa tem como viés o uso de aulas que fogem da maneira tradicional de socialização dos conteúdos. Desse modo, além do livro didático ou o quadro, seriam utilizados modelos didáticos voltados à aula prática. O objetivo da pesquisa foi elaborar um modelo didático que aponte para o professor caminhos para integrar o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia em uma perspectiva socioambiental; disponibilizar um recurso pedagógico elaborado com materiais de baixo custo e propiciar o uso e construção na sala de aula integrando alunos e professores. A pesquisa foi classificada como de desenvolvimento. Tipo de pesquisa que tem atraído pesquisadores da área educacional com publicações específicas acerca do tema. Em educação, envolve o desenvolvimento de um produto, como um material didático, um software educativo, um programa curricular, etc. A proposta de relacionar o ensino de Zoologia com a biologia e que envolvesse questões socioambientais resultou na produção do modelo didático sobre o Aedes aegypt. Na pesquisa de desenvolvimento constitui-se como o delineamento e a sua primeira versão apontou ser possível a utilização na própria sala de aula, além da produção ser feita com materiais de baixo custo. A apresentação do material foi feita na sala de aula, sob avaliação do professor da disciplina e dos graduandos do curso. Nesse momento, foi possível perceber que o modelo pode ser utilizado para introduzir o conteúdo e versar sobre a estrutura do mosquito. Auxilia na aula do subfilo Hexapoda, porque além de relacionar com o vírus, pode ser ilustrada para o aluno a morfologia externa de um inseto díptero. Constatou-se a possibilidade de abordar as questões ambientais ao compreender o ciclo de vida de insetos e entender relações de patógeno-hospedeiro. É possível considerar sobre a destruição do meio pelos avanços da sociedade e a influência no aumento das endemias. Integra alunos com os colegas e com os professores e possibilita visualizar a atividade de sucção do mosquito, basta inserir líquido vermelho na parte plástica. O professor pode abordar os temas Dengue, Chikungunya e Zika, envolvendo os alunos com informações precisas acerca dos temas. Com a produção deste material conclui-se que é possível relacionar a temática socioambiental no ensino de Zoologia. Nesta relação destaca-se o uso de um modelo didático produzido com material de baixo custo e que pode ser utilizado na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "AEDES AEGYPT, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MODELO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID2798_03102017164543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "ananda_soliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }