O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: DESVENDANDO O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37680 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: DESVENDANDO O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da análise do livro didático. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é utilizado pelos professores de Língua Portuguesa como o único recurso didático pedagógico na sala de aula. Os critérios utilizados para a análise do livro didático seguem alguns princípios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assim como a adequação à legislação educacional (PCN’s), constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF), as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; aspectos visuais e gráficos; coerência teórico-metodológica no conteúdo e nas atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a busca pelo conhecimento é necessária para a formação de sujeitos críticos e reflexíveis, na qual todos os recursos pedagógicos devem ser utilizados no intuito de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de qualidade a todos. O ensino de literatura deve proporcionar aos alunos a curiosidade e o conhecimento das palavras, para que o aprendizado seja algo que os conduza ao conhecimento, despertando o gosto pela leitura, ampliando horizontes de ideias; construindo a essência humana através do universo literário presente nas obras e livros didáticos. Ler, também é um exercício para o corpo e a mente, e a prática leitora tornam os indivíduos capazes de compreender o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LIVROS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1814_13062017115946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERUZA BORGE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERUZA BORGE" "autor_email" => "geruzabs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37680 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: DESVENDANDO O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE BALSAS – MA" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da análise do livro didático. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é utilizado pelos professores de Língua Portuguesa como o único recurso didático pedagógico na sala de aula. Os critérios utilizados para a análise do livro didático seguem alguns princípios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assim como a adequação à legislação educacional (PCN’s), constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF), as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; aspectos visuais e gráficos; coerência teórico-metodológica no conteúdo e nas atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a busca pelo conhecimento é necessária para a formação de sujeitos críticos e reflexíveis, na qual todos os recursos pedagógicos devem ser utilizados no intuito de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de qualidade a todos. O ensino de literatura deve proporcionar aos alunos a curiosidade e o conhecimento das palavras, para que o aprendizado seja algo que os conduza ao conhecimento, despertando o gosto pela leitura, ampliando horizontes de ideias; construindo a essência humana através do universo literário presente nas obras e livros didáticos. Ler, também é um exercício para o corpo e a mente, e a prática leitora tornam os indivíduos capazes de compreender o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LIVROS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1814_13062017115946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERUZA BORGE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GERUZA BORGE" "autor_email" => "geruzabs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }