A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio por meio da análise do livro didático. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é utilizado pelos professores de Língua Portuguesa como o único recurso didático pedagógico na sala de aula. Os critérios utilizados para a análise do livro didático seguem alguns princípios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assim como a adequação à legislação educacional (PCN’s), constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF), as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; aspectos visuais e gráficos; coerência teórico-metodológica no conteúdo e nas atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a busca pelo conhecimento é necessária para a formação de sujeitos críticos e reflexíveis, na qual todos os recursos pedagógicos devem ser utilizados no intuito de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de qualidade a todos. O ensino de literatura deve proporcionar aos alunos a curiosidade e o conhecimento das palavras, para que o aprendizado seja algo que os conduza ao conhecimento, despertando o gosto pela leitura, ampliando horizontes de ideias; construindo a essência humana através do universo literário presente nas obras e livros didáticos. Ler, também é um exercício para o corpo e a mente, e a prática leitora tornam os indivíduos capazes de compreender o mundo.