Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em Matemática desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma multisserida (1°,2°e3°) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos Santos, Gurinhém (zona rural) por mim professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do interesse das crianças nas Formas Geométricas. Nessa, a prática docente efetivou- se na própria escola, integrando as formas geométricas, desenhos e cores, aula prática, o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequencias Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade, visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, como ensina e no como os sujeitos aprendem e utilizam essa aprendizagem. Enfatizamos nessa experiência, relatos nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: Números e Medidas, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas Tratamento da informação com foco nas capacidades do eixo da geometria