Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO COM FORMAS GEOMÉTRICAS, DESENHOS E CORES

Palavra-chaves: ENSINO, FORMAS GEOMÉTRICAS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38610
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1240
    "inscrito_id" => 4662
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO COM FORMAS GEOMÉTRICAS, DESENHOS E CORES"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em Matemática desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma multisserida (1°,2°e3°) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos Santos, Gurinhém (zona rural) por mim professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do interesse das crianças nas Formas Geométricas. Nessa, a prática docente efetivou- se na própria escola, integrando as formas geométricas, desenhos e cores, aula prática, o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequencias Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade, visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, como ensina e no como os sujeitos aprendem e utilizam essa aprendizagem. Enfatizamos nessa experiência, relatos nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: Números e Medidas, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas Tratamento da informação com foco nas capacidades do eixo da geometria"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAS GEOMÉTRICAS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4662_09092017201450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38610
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1240
    "inscrito_id" => 4662
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TRABALHANDO COM FORMAS GEOMÉTRICAS, DESENHOS E CORES"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em Matemática desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma multisserida (1°,2°e3°) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos Santos, Gurinhém (zona rural) por mim professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do interesse das crianças nas Formas Geométricas. Nessa, a prática docente efetivou- se na própria escola, integrando as formas geométricas, desenhos e cores, aula prática, o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequencias Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade, visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, como ensina e no como os sujeitos aprendem e utilizam essa aprendizagem. Enfatizamos nessa experiência, relatos nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: Números e Medidas, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas Tratamento da informação com foco nas capacidades do eixo da geometria"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAS GEOMÉTRICAS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4662_09092017201450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "anginhaluz2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é um relato da experiência de ensino e aprendizagem em Matemática desenvolvida com alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, turma multisserida (1°,2°e3°) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Francisco dos Santos, Gurinhém (zona rural) por mim professora alfabetizadora em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A experiência aconteceu a partir do interesse das crianças nas Formas Geométricas. Nessa, a prática docente efetivou- se na própria escola, integrando as formas geométricas, desenhos e cores, aula prática, o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes da prática docente deixando um pouco as regras gramaticais. Ensinar através das sequencias Didáticas é deixar para segundo plano o ensino da variedade padrão e passar a priorizar o ensino como ponto de partida do trabalho do professor, para que seus alunos tenham a oportunidade de lidar com a língua em seus mais variados e amplos usos no dia a dia. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade, visando a formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, como ensina e no como os sujeitos aprendem e utilizam essa aprendizagem. Enfatizamos nessa experiência, relatos nos eixos temáticos dentro das disciplinas como: Números e Medidas, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas Tratamento da informação com foco nas capacidades do eixo da geometria

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.