Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES – RELATO DE CASO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
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Com isso, viu-se a necessidade de investigar como ocorre e se ocorre a abordagem da Educação Ambiental em três escolas participantes do projeto PIBID – UVA (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), considerando diferentes olhares: o do núcleo gestor, o dos professores e olhar dos alunos. Para tanto, foi aplicado questionário, constituído de 11 questões abertas, ao diretor, a cinco professores sendo um de português, matemática, química, física e biologia, e a cinco alunos de cada escola. A análise das repostas nos levaram a perceber que as escolas ainda não satisfazem as expectativas com relação à Educação Ambiental, conforme reza a legislação e em acordo com a importância desse tema. Conforme responderam professores e alunos, são feitas muito poucas intervenções sobre o tema ambiental, e as justificativas apresentadas foram as dificuldades em relação ao tempo e o desinteresse escolar. Os alunos mostram interesse e sabem a importância de aprender sobre esse tema, porém também conhecem as dificuldades de implementação enfrentadas pelas escolas, e que traz como consequência a falha na aprendizagem sobre Educação Ambiental, enquanto a escola se limita apenas em concluir o conteúdo programático do ano letivo. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação Ambiental, um dos temas transversais da Educação Básica, tem sido tratada com certo descuido e negligência pelos professores ao desenvolverem suas aulas. Essa preocupação se justifica considerando o papel fundamental que a Educação Ambiental tem para o bem-estar das pessoas, tanto em âmbito local quanto mundial. Com isso, viu-se a necessidade de investigar como ocorre e se ocorre a abordagem da Educação Ambiental em três escolas participantes do projeto PIBID – UVA (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), considerando diferentes olhares: o do núcleo gestor, o dos professores e olhar dos alunos. Para tanto, foi aplicado questionário, constituído de 11 questões abertas, ao diretor, a cinco professores sendo um de português, matemática, química, física e biologia, e a cinco alunos de cada escola. A análise das repostas nos levaram a perceber que as escolas ainda não satisfazem as expectativas com relação à Educação Ambiental, conforme reza a legislação e em acordo com a importância desse tema. Conforme responderam professores e alunos, são feitas muito poucas intervenções sobre o tema ambiental, e as justificativas apresentadas foram as dificuldades em relação ao tempo e o desinteresse escolar. Os alunos mostram interesse e sabem a importância de aprender sobre esse tema, porém também conhecem as dificuldades de implementação enfrentadas pelas escolas, e que traz como consequência a falha na aprendizagem sobre Educação Ambiental, enquanto a escola se limita apenas em concluir o conteúdo programático do ano letivo. São exceções os casos em que se verifica algum projeto escolar sobre meio ambiente.

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