O ROMANCE DE TRISTÃO E ISOLDA: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO CIDADÃ E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA
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É apresentado O Romance de Tristão e Isolda como fonte rica para exploração dos Temas Transversais propostos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), estes presentes nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) postulados em 1997. Este trabalho tem como objetivo reforçar a importância da leitura, seguindo a proposta interacionista de Mikhail Bakhtin (1997), em que são mediados autor, texto e leitor, abrindo portas para diferentes compreensões e desenvolvimento crítico do aluno em sua formação cidadã. Sendo assim, a pesquisa foca nos Temas Transversais referentes à Pluralidade Cultural e à Orientação Sexual, principais aspectos da narrativa aqui trabalhada. São temas que agem como forma de introduzir o jovem nas diferentes culturas e no interesse pela própria história, sempre sob uma abordagem interacionista da linguagem. Podemos considerar, também, a maior praticidade da introdução aos respectivos temas, visto que têm aproximação com a realidade de diferentes fases dos estudantes. 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