Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ROMANCE DE TRISTÃO E ISOLDA: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO CIDADÃ E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA, INTERACIONISMO, LEITURA, TEMAS TRANSVERSAIS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37923
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3872
    "inscrito_id" => 7969
    "titulo" => "O ROMANCE DE TRISTÃO E ISOLDA: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO CIDADÃ E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma discussão acerca do estudo do texto literário e a importância do contato com os alunos em sala de aula, tendo em vista a formação humanística durante seus anos no âmbito escolar. É apresentado O Romance de Tristão e Isolda como fonte rica para exploração dos Temas Transversais propostos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), estes presentes nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) postulados em 1997. Este trabalho tem como objetivo reforçar a importância da leitura, seguindo a proposta interacionista de Mikhail Bakhtin (1997), em que são mediados autor, texto e leitor, abrindo portas para diferentes compreensões e desenvolvimento crítico do aluno em sua formação cidadã. Sendo assim, a pesquisa foca nos Temas Transversais referentes à Pluralidade Cultural e à Orientação Sexual, principais aspectos da narrativa aqui trabalhada. São temas que agem como forma de introduzir o jovem nas diferentes culturas e no interesse pela própria história, sempre sob uma abordagem interacionista da linguagem. Podemos considerar, também, a maior praticidade da introdução aos respectivos temas, visto que têm aproximação com a realidade de diferentes fases dos estudantes. O trabalho com o texto é exposto de diversas maneiras a fim de minimizar o desinteresse pela leitura e, principalmente, pelo texto literário. É na escola que o aluno tem maior contato com a prática da leitura, ou seja, é no ambiente escolar que ele deve passar pela Literatura e enriquecer-se como indivíduo conhecedor da arte. Desta forma, entende-se como necessário o conhecimento sobre a narrativa mítica estudada, além da discussão sobre o conceito abrangente de “mito”, atribuindo-lhe valores presentes ainda no cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, INTERACIONISMO, LEITURA, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7969_16102017094700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN DE ANDRADE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminandradealves99@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37923
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3872
    "inscrito_id" => 7969
    "titulo" => "O ROMANCE DE TRISTÃO E ISOLDA: A IMPORTÂNCIA DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO CIDADÃ E SUAS APLICAÇÕES EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O presente trabalho propõe uma discussão acerca do estudo do texto literário e a importância do contato com os alunos em sala de aula, tendo em vista a formação humanística durante seus anos no âmbito escolar. É apresentado O Romance de Tristão e Isolda como fonte rica para exploração dos Temas Transversais propostos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), estes presentes nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) postulados em 1997. Este trabalho tem como objetivo reforçar a importância da leitura, seguindo a proposta interacionista de Mikhail Bakhtin (1997), em que são mediados autor, texto e leitor, abrindo portas para diferentes compreensões e desenvolvimento crítico do aluno em sua formação cidadã. Sendo assim, a pesquisa foca nos Temas Transversais referentes à Pluralidade Cultural e à Orientação Sexual, principais aspectos da narrativa aqui trabalhada. São temas que agem como forma de introduzir o jovem nas diferentes culturas e no interesse pela própria história, sempre sob uma abordagem interacionista da linguagem. Podemos considerar, também, a maior praticidade da introdução aos respectivos temas, visto que têm aproximação com a realidade de diferentes fases dos estudantes. O trabalho com o texto é exposto de diversas maneiras a fim de minimizar o desinteresse pela leitura e, principalmente, pelo texto literário. É na escola que o aluno tem maior contato com a prática da leitura, ou seja, é no ambiente escolar que ele deve passar pela Literatura e enriquecer-se como indivíduo conhecedor da arte. Desta forma, entende-se como necessário o conhecimento sobre a narrativa mítica estudada, além da discussão sobre o conceito abrangente de “mito”, atribuindo-lhe valores presentes ainda no cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, INTERACIONISMO, LEITURA, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7969_16102017094700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN DE ANDRADE ALVES"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN"
    "autor_email" => "yasminandradealves99@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho propõe uma discussão acerca do estudo do texto literário e a importância do contato com os alunos em sala de aula, tendo em vista a formação humanística durante seus anos no âmbito escolar. É apresentado O Romance de Tristão e Isolda como fonte rica para exploração dos Temas Transversais propostos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), estes presentes nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) postulados em 1997. Este trabalho tem como objetivo reforçar a importância da leitura, seguindo a proposta interacionista de Mikhail Bakhtin (1997), em que são mediados autor, texto e leitor, abrindo portas para diferentes compreensões e desenvolvimento crítico do aluno em sua formação cidadã. Sendo assim, a pesquisa foca nos Temas Transversais referentes à Pluralidade Cultural e à Orientação Sexual, principais aspectos da narrativa aqui trabalhada. São temas que agem como forma de introduzir o jovem nas diferentes culturas e no interesse pela própria história, sempre sob uma abordagem interacionista da linguagem. Podemos considerar, também, a maior praticidade da introdução aos respectivos temas, visto que têm aproximação com a realidade de diferentes fases dos estudantes. O trabalho com o texto é exposto de diversas maneiras a fim de minimizar o desinteresse pela leitura e, principalmente, pelo texto literário. É na escola que o aluno tem maior contato com a prática da leitura, ou seja, é no ambiente escolar que ele deve passar pela Literatura e enriquecer-se como indivíduo conhecedor da arte. Desta forma, entende-se como necessário o conhecimento sobre a narrativa mítica estudada, além da discussão sobre o conceito abrangente de “mito”, atribuindo-lhe valores presentes ainda no cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.