Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMANDO COM O SCRATCH: ENSINANDO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SCRATCH, ALGORITMOS, LÓGICA DE PROGRAMÇÃO, ENSINANDO, ENSINANDO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo é relatado experiências vivenciadas por alunos do Curso Licenciatura em Computação que implementaram um projeto visando o ensino dos fundamentados da programação por meio da ferramenta Scratch. O projeto foi realizado no ano de 2016 com duas turmas de 30 alunos do ensino médio, e uma turma no ano de 2017, sendo uma turma por semestre. As atividades desenvolvidas no projeto vão desde o ensino da lógica matemática, ensinando conceitos computacionais, raciocínio lógico chegando à programação. Os alunos chegam a desenvolver jogos educacionais fazendo apresentação na semana de informática da instituição, assistida por diversas instituições de ensino do município. A aplicação deste projeto está sendo realizada na universidade do Estado do Amazonas em Itacoatiara – AM, com turmas do ensino médio de cinco escolas, sendo quatro da rede pública e uma particular. O projeto surgiu a partir da observação do fato de grande parte dos alunos que entram no curso de Licenciatura em Computação sentirem dificuldade por não possuir nenhuma base de programação, sendo assim, é necessário inserir os mesmos no meio computacional antes mesmo de chegarem à universidade e familiarizar aqueles que não conhecem a área com estes novos conhecimentos que não são vistos na escola e estimula-los a adentrarem nas engenharias e licenciaturas da computação. E como resultado satisfatório, muitos alunos das turmas anteriores ingressaram no curso de computação no ano de 2016, tanto da própria instituição, como de outras universidades do município. E é este tipo de resultado que o projeto objetiva alcançar e continua a incentivar mais alunos a não se intimidarem frente à programação, mas acrescentar no interesse dos mesmos pela área de computação.

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