FORMAÇÃO CONTINUADA: A QUALIFICAÇÃO DO QUADRO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ BERNARDINO PEREIRA DA SILVA EM BALSAS-MA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36998 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3683 "inscrito_id" => 3479 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: A QUALIFICAÇÃO DO QUADRO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ BERNARDINO PEREIRA DA SILVA EM BALSAS-MA" "resumo" => """ A formação continuada é importante para o desenvolvimento profissional dos docentes, para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar dos discentes. A profissionalização do docente em sala de aula é regida pelo curso de Licenciatura Plena, tendo em vista que a aprendizagem, as metodologias de ensino, políticas educacionais, psicologia da educação, didática e o estágio supervisionado, são disciplinas que objetiva capacitar os futuros professores à realidade educacional. Durante anos, a educação brasileira se remede pela baixa qualificação dos profissionais da educação, além de não oferecer condições “agradáveis” das salas de aulas e pouca elaboração do ensino, para estimular os alunos do real sentido do conhecimento; através da leitura e da participação da comunidade escolar junto à sociedade, para as decisões do plano escolar. A educação brasileira no decorrer dos anos enfrenta muitas modificações, nas quais observamos através de pesquisas e dados do Ministério da Educação (MEC, 2010, p. 7), que o cenário educacional teve algumas mudanças, visando dessa forma diminuir os problemas frequentes no elo de ensino e aprendizagem.\r\n \tA formação inicial de professores é observada pelo educador Moacir Gadotti (2009) de forma criteriosa pela sociedade e, também pelos alunos. O compromisso com a educação precisa ser levada em consideração por pais, alunos, sociedade e escola, como um mecanismo de transformação e conhecimento; pois quando analisamos a realidade em sala de aula, temos uma visão por parte de alguns professores como a ausência de disciplina e dedicação para com a educação, refletindo um sistema escolar ‘deficiente’ e que o preparo profissional dos docentes se caracteriza em uma má formação dos futuros cidadãos. A experiência adquirida na pesquisa, objetiva conhecer a realidade do cenário educacional, como a abordagem dos conteúdos propostos pelo docente, à avaliação dos alunos e a preparação profissional dos docentes durante a profissão; possibilitando aos futuros professores o conhecimento da área de atuação e o compromisso com a educação, são elementos que fundamentam a formação dos cidadãos com o posicionamento crítico e reflexível.\r\n \tPara a realização do presente trabalho foram efetuadas revisões de leituras e pesquisa de campo na Escola Municipal Dr. José Bernardino Pereira da Silva, localizada no município de Balsas – MA. A proposta metodológica fundamenta-se em conhecer a formação inicial e continuada do docente na perspectiva histórica e práticas de ensino superior tendo em vista a qualificação dos profissionais da área de educação, à busca de novos conhecimentos e a exploração dos recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho em sala de aula, visando à qualidade de aprendizagem dos discentes.\r\n A partir da realidade atual dos profissionais da referida escola pesquisada, destaca-se a necessidade de desenvolver novas técnicas para a atuação de um novo modelo de formação continuada, visto que, o professor ensina, mas aprende o que transmite em sala. Os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada docente, precisa estar em constante desenvolvimento nos mais diversos contextos disciplinares, não se restringindo apenas a uma determinada área do conhecimento. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, QUALIFICAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3479_15102017152112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "mariane.ss88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36998 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3683 "inscrito_id" => 3479 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: A QUALIFICAÇÃO DO QUADRO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ BERNARDINO PEREIRA DA SILVA EM BALSAS-MA" "resumo" => """ A formação continuada é importante para o desenvolvimento profissional dos docentes, para o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar dos discentes. A profissionalização do docente em sala de aula é regida pelo curso de Licenciatura Plena, tendo em vista que a aprendizagem, as metodologias de ensino, políticas educacionais, psicologia da educação, didática e o estágio supervisionado, são disciplinas que objetiva capacitar os futuros professores à realidade educacional. Durante anos, a educação brasileira se remede pela baixa qualificação dos profissionais da educação, além de não oferecer condições “agradáveis” das salas de aulas e pouca elaboração do ensino, para estimular os alunos do real sentido do conhecimento; através da leitura e da participação da comunidade escolar junto à sociedade, para as decisões do plano escolar. A educação brasileira no decorrer dos anos enfrenta muitas modificações, nas quais observamos através de pesquisas e dados do Ministério da Educação (MEC, 2010, p. 7), que o cenário educacional teve algumas mudanças, visando dessa forma diminuir os problemas frequentes no elo de ensino e aprendizagem.\r\n \tA formação inicial de professores é observada pelo educador Moacir Gadotti (2009) de forma criteriosa pela sociedade e, também pelos alunos. O compromisso com a educação precisa ser levada em consideração por pais, alunos, sociedade e escola, como um mecanismo de transformação e conhecimento; pois quando analisamos a realidade em sala de aula, temos uma visão por parte de alguns professores como a ausência de disciplina e dedicação para com a educação, refletindo um sistema escolar ‘deficiente’ e que o preparo profissional dos docentes se caracteriza em uma má formação dos futuros cidadãos. A experiência adquirida na pesquisa, objetiva conhecer a realidade do cenário educacional, como a abordagem dos conteúdos propostos pelo docente, à avaliação dos alunos e a preparação profissional dos docentes durante a profissão; possibilitando aos futuros professores o conhecimento da área de atuação e o compromisso com a educação, são elementos que fundamentam a formação dos cidadãos com o posicionamento crítico e reflexível.\r\n \tPara a realização do presente trabalho foram efetuadas revisões de leituras e pesquisa de campo na Escola Municipal Dr. José Bernardino Pereira da Silva, localizada no município de Balsas – MA. A proposta metodológica fundamenta-se em conhecer a formação inicial e continuada do docente na perspectiva histórica e práticas de ensino superior tendo em vista a qualificação dos profissionais da área de educação, à busca de novos conhecimentos e a exploração dos recursos tecnológicos como ferramenta de trabalho em sala de aula, visando à qualidade de aprendizagem dos discentes.\r\n A partir da realidade atual dos profissionais da referida escola pesquisada, destaca-se a necessidade de desenvolver novas técnicas para a atuação de um novo modelo de formação continuada, visto que, o professor ensina, mas aprende o que transmite em sala. Os conhecimentos adquiridos durante a formação inicial e continuada docente, precisa estar em constante desenvolvimento nos mais diversos contextos disciplinares, não se restringindo apenas a uma determinada área do conhecimento. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, QUALIFICAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3479_15102017152112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "mariane.ss88@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }