O ENSINO DA QUÍMICA DE UMA MANEIRA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA COMO TEMA GERADOR DE DISCUSSÃO A QUÍMICA DA FERMENTAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3231 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "O ENSINO DA QUÍMICA DE UMA MANEIRA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA COMO TEMA GERADOR DE DISCUSSÃO A QUÍMICA DA FERMENTAÇÃO" "resumo" => "O ensino da química é muito mistificado na atualidade e na realidade do ensino médio, com a metodologia tradicional e o curto tempo que os professores do ensino regular tem para repassar o conteúdo. Este conteúdo é compartilhado na forma de cadeias, fórmulas, tabelas e conceitos, sem nenhuma contextualização, e os alunos não compreendem para que aquele conteúdo servirá para sua vida e acabam se desestimulando e temendo a disciplina. A química é uma ciência muito complexa que necessita de atividades experimentais para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Bananeiras-PB, uma experiência prazerosa, a fim de demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos discentes. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 23 discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, sendo trabalhado o tema: Química da Fermentação, e como subtítulo: A Química da Cachaça. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A contextualização, problematização e investigação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita a aprendizagem dos discentes. Ao comparar individualmente o desempenho dos educandos, observou-se uma melhora satisfatória no nos resultados. Nesse contexto podemos afirmar que a didática aplicada, que foi a junção de uma aula experimental problematizadora e investigativa com a aula teórica totalmente contextualizada, torna o ensino da química muito mais eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado sólido, consistente e duradouro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, COTIDIANO, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6923_09102017001706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA HERMINIO DA MATA" "autor_nome_curto" => "ALINE MARIA" "autor_email" => "alinebans_m@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3231 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "O ENSINO DA QUÍMICA DE UMA MANEIRA CONTEXTUALIZADA, INVESTIGATIVA E PROBLEMATIZADORA COMO TEMA GERADOR DE DISCUSSÃO A QUÍMICA DA FERMENTAÇÃO" "resumo" => "O ensino da química é muito mistificado na atualidade e na realidade do ensino médio, com a metodologia tradicional e o curto tempo que os professores do ensino regular tem para repassar o conteúdo. Este conteúdo é compartilhado na forma de cadeias, fórmulas, tabelas e conceitos, sem nenhuma contextualização, e os alunos não compreendem para que aquele conteúdo servirá para sua vida e acabam se desestimulando e temendo a disciplina. A química é uma ciência muito complexa que necessita de atividades experimentais para que deste modo possa se proporcionar uma melhor compressão do conteúdo. Diante disso, objetivou-se a partir de uma intervenção pedagógica propiciar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Bananeiras-PB, uma experiência prazerosa, a fim de demonstrar que a química é algo que faz parte do dia a dia e da realidade de vida dos discentes. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química (LabQuim) do Campus III, UFPB, com 23 discentes da Escola Estadual José Rocha Sobrinho, sendo trabalhado o tema: Química da Fermentação, e como subtítulo: A Química da Cachaça. A aula foi dividida em quatro momentos pedagógicos: Pré–intervenção avaliativa, aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa. A contextualização, problematização e investigação são ferramentas indispensáveis para o ensino da química, uma metodologia que facilita a aprendizagem dos discentes. Ao comparar individualmente o desempenho dos educandos, observou-se uma melhora satisfatória no nos resultados. Nesse contexto podemos afirmar que a didática aplicada, que foi a junção de uma aula experimental problematizadora e investigativa com a aula teórica totalmente contextualizada, torna o ensino da química muito mais eficaz e proveitoso, que proporciona um aprendizado sólido, consistente e duradouro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, EXPERIMENTAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, COTIDIANO, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6923_09102017001706.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARIA HERMINIO DA MATA" "autor_nome_curto" => "ALINE MARIA" "autor_email" => "alinebans_m@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }