TRABALHO COOPERATIVO: APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS II
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38689 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 2930 "titulo" => "TRABALHO COOPERATIVO: APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS II" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado em ciências é um componente curricular obrigatório que visa à aproximação do aluno/docente por meio das vivências e experiências nas aulas teóricas e regência (prática), proporcionando uma aproximação da realidade a qual atuara após a conclusão da graduação. Observamos a importância do estágio na formação do aluno/docente e também a importância da interação entre teoria e prática, e para que isso aconteça é necessário principalmente um embasamento teórico para planejamento das aulas, ter uma relação coerente entre aluno e professor e superar os desafios encontrados no cotidiano da escola. Este artigo tem o objetivo de relatar as experiências do estágio supervisionado em ciências II realizado na escola Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand na turma do 6º ano D matutino na cidade de Feira de Santana, Bahia, tendo como principal enfoque no trabalho em grupo na sala de aula com os estudantes, também conhecido como trabalho cooperativo. O trabalho cooperativo é muito importante para a formação do sujeito, pois os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e/ou conjunto para resolver o problema (atividade proposta pelo professor), diferente do trabalho colaborativo no qual cada um tem um “papel” definido e trabalham isoladamente. Esta atividade além de promover a aprendizagem, trabalha a relação entre os estudantes da sala, ou seja, o coleguismo, a amizade e o companheirismo princípios estes importantes para a formação e interação do individuo na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, TRABALHO COOPERATIVO, ALUNOS, FORMAÇÃO ALUNO/DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2930_15092017162232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY GLAICE XAVIER FONTOURA" "autor_nome_curto" => "KELLY FONTOURA" "autor_email" => "glaice.xf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38689 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 2930 "titulo" => "TRABALHO COOPERATIVO: APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS II" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado em ciências é um componente curricular obrigatório que visa à aproximação do aluno/docente por meio das vivências e experiências nas aulas teóricas e regência (prática), proporcionando uma aproximação da realidade a qual atuara após a conclusão da graduação. Observamos a importância do estágio na formação do aluno/docente e também a importância da interação entre teoria e prática, e para que isso aconteça é necessário principalmente um embasamento teórico para planejamento das aulas, ter uma relação coerente entre aluno e professor e superar os desafios encontrados no cotidiano da escola. Este artigo tem o objetivo de relatar as experiências do estágio supervisionado em ciências II realizado na escola Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand na turma do 6º ano D matutino na cidade de Feira de Santana, Bahia, tendo como principal enfoque no trabalho em grupo na sala de aula com os estudantes, também conhecido como trabalho cooperativo. O trabalho cooperativo é muito importante para a formação do sujeito, pois os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e/ou conjunto para resolver o problema (atividade proposta pelo professor), diferente do trabalho colaborativo no qual cada um tem um “papel” definido e trabalham isoladamente. Esta atividade além de promover a aprendizagem, trabalha a relação entre os estudantes da sala, ou seja, o coleguismo, a amizade e o companheirismo princípios estes importantes para a formação e interação do individuo na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, TRABALHO COOPERATIVO, ALUNOS, FORMAÇÃO ALUNO/DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2930_15092017162232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY GLAICE XAVIER FONTOURA" "autor_nome_curto" => "KELLY FONTOURA" "autor_email" => "glaice.xf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }