O ENSINO DA ESTATÍSTICA COM COMPUTAÇÃO EM NUVEM A PARTIR DO SAGEMATHCLOUD: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37637 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3644 "inscrito_id" => 9071 "titulo" => "O ENSINO DA ESTATÍSTICA COM COMPUTAÇÃO EM NUVEM A PARTIR DO SAGEMATHCLOUD: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é relatar a experiência do projeto de intervenção pedagógica realizado com alunos de uma turma do 10º semestre do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Barreiras. Nesse contexto, os discentes da disciplina Introdução a Estatística, participaram de oficinas realizadas no laboratório de informática durante 2º semestre 2016, oportunizando aos mesmos aprender e discutir sobre o uso de tecnologias livres para a aprendizagem da estatística descritiva. Para isso, utilizou-se o software livre “SageMathCloud”, que funciona com computação na nuvem numa plataforma denominada “Cocalc”. O sistema mostrou-se eficiente na leitura e implementação da linguagem e ambiente de programação “R”, que foi usada nessa investigação. O trabalho foi Fundamentado a partir das concepções teóricas de Valente (1993,1999), Borba e Penteado (2005) e Kenski (2007), entre outros. A investigação desenvolvida apresenta caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa e dados obtidos a partir da observação participante, das sequências didáticas e dos questionários inicial e de satisfação. Os resultados obtidos revelaram que os alunos não estavam familiarizados com o uso de recursos computacionais aplicados ao ensino da Estatística, além do desconhecimento sobre o uso didático-pedagógica destes na área de Matemática. Também se verificou que a tecnologia usada apresenta potencial significativo para o ensino e aprendizagem da estatística ou da matemática, pois possibilitam atividades propícias para esse fim, tais como, programação, cálculos algébricos via linha de comando, representação gráfica bidimensional e tridimensional, gráficos interativos, gráficos estatísticos e análise de dados. Além disso, os recursos de comunicação síncrona e assíncrona e o compartilhamento da área de trabalho tornam o processo colaborativo e motivador os para os aprendizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, COMPUTAÇÃO EM NUVEM, SAGEMATHCLOUD, SOFTWARE LIVRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9071_15102017015618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMSON OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEMSON" "autor_email" => "demsol10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37637 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3644 "inscrito_id" => 9071 "titulo" => "O ENSINO DA ESTATÍSTICA COM COMPUTAÇÃO EM NUVEM A PARTIR DO SAGEMATHCLOUD: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O objetivo deste artigo é relatar a experiência do projeto de intervenção pedagógica realizado com alunos de uma turma do 10º semestre do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Barreiras. Nesse contexto, os discentes da disciplina Introdução a Estatística, participaram de oficinas realizadas no laboratório de informática durante 2º semestre 2016, oportunizando aos mesmos aprender e discutir sobre o uso de tecnologias livres para a aprendizagem da estatística descritiva. Para isso, utilizou-se o software livre “SageMathCloud”, que funciona com computação na nuvem numa plataforma denominada “Cocalc”. O sistema mostrou-se eficiente na leitura e implementação da linguagem e ambiente de programação “R”, que foi usada nessa investigação. O trabalho foi Fundamentado a partir das concepções teóricas de Valente (1993,1999), Borba e Penteado (2005) e Kenski (2007), entre outros. A investigação desenvolvida apresenta caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa e dados obtidos a partir da observação participante, das sequências didáticas e dos questionários inicial e de satisfação. Os resultados obtidos revelaram que os alunos não estavam familiarizados com o uso de recursos computacionais aplicados ao ensino da Estatística, além do desconhecimento sobre o uso didático-pedagógica destes na área de Matemática. Também se verificou que a tecnologia usada apresenta potencial significativo para o ensino e aprendizagem da estatística ou da matemática, pois possibilitam atividades propícias para esse fim, tais como, programação, cálculos algébricos via linha de comando, representação gráfica bidimensional e tridimensional, gráficos interativos, gráficos estatísticos e análise de dados. Além disso, os recursos de comunicação síncrona e assíncrona e o compartilhamento da área de trabalho tornam o processo colaborativo e motivador os para os aprendizes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, COMPUTAÇÃO EM NUVEM, SAGEMATHCLOUD, SOFTWARE LIVRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9071_15102017015618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMSON OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DEMSON" "autor_email" => "demsol10@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }