Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que dentre seus objetivos pretende oferecer condições para uma maior integração entre as escolas da educação básica e as instituições formadoras, promovendo, assim, uma articulação entre a teoria e a prática da docência, contribuindo para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura. O programa oportuniza o contato dos licenciandos direto com a realidade escolar, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo aos docentes uma preparação para seu futuro campo de atuação. Atualmente o PIBID de química conta com treze bolsistas de graduação, dois professores de escolas públicas (supervisores do subprojeto) e três professores do ensino superior (coordenador de área, coordenador de gestão e coordenador institucional). O programa atende a duas escolas da rede pública de Cajazeiras - PB, Cristiano Cartaxo e Monsenhor Constantino Vieira. O presente projeto tem por objetivo averiguar as contribuições do PIBID para o ensino de química, na visão dos alunos de ensino médio e para a formação docente conforme relatos dos professores supervisores e dos bolsistas de química. Os resultados obtidos demonstram a importância do PIBID a formação docente e conseqüente melhoria da educação em química.

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