DO DESCRÉDITO AO SUCESSO: UM BREVE RELATO DO PROCESSO DE INTEGRALIZAÇÃO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JORNALISTA JÁ´DER DE ANDRADE – TIMBAÚBA/PE.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36500 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2181 "inscrito_id" => 5773 "titulo" => "DO DESCRÉDITO AO SUCESSO: UM BREVE RELATO DO PROCESSO DE INTEGRALIZAÇÃO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JORNALISTA JÁ´DER DE ANDRADE – TIMBAÚBA/PE." "resumo" => "O cenário do estudo foi a Escola Estadual Jornalista Jáder de Andrade está situada no bairro do Barro, à Avenida Maria Emília Cavalcanti S/N, funciona nos turnos da manhã, tarde e noite num bairro afastado, em área de risco da cidade, no município de Timbaúba/PE, vinculada a Gerência Regional de Educação da Mata Norte e mantida pelo Governo do Estado de PE. A metodologia aplicada para esse relato, foi a análise sucinta dos dados oficiais emitidos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e disponibilizados pela escola e pelo SIEPE. De posse dos últimos resultados nas avaliações externas – IDEPE ( Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco ), que considera, a exemplo do IDEB, o desempenho dos alunos da do 3º ano do ensino médio (neste caso) nos exames do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), em Língua Portuguesa e Matemática, junto do período de ano de 2011 ( uma não antes do processo de integralização ) ao ano de 2016, chegamos a alguns resultados importantes. No ano de 2011 a média da Escola do IDEPE, foi de 2,61, o que fez a escola entrar no rol das escolas prioritárias do estado. Deixando a escola na posição de no 527; Em 2015 a escola alcança 194º posição no ranking das escolas estaduais. Atingiu a média 5,06, tendo compactuado com a secretaria de Educação a nota 3,87. Esse foi um grande avanço e dessa forma, a SEE, elevou a escola de Semi-integral para Integral. Em 2016, a escola consegue a nota 5,01, quando a pactuação tinha sido de 4,64. E a Escola atinge a posição 76 do ranking estadual e o 10º na GRE Mata Norte. Deixaram de ter alunos no Elementar I e conseguimos mais de 70% de alunos no nível desejável. Zerou-se a taxa de abandono e a taxa de distorção série – idade saiu dos alarmantes 71,5% em 2012, para 24,5% em 2016. Em 2017, a consagração do trabalho realizado nesses anos de luta e trabalho responsável; a escola consegue a nota 5,81 e torna-se a 20ª escola do estado, a 3ª da GRE Mata Norte e a 1ª da cidade de Timbaúba. Os dados comprovam o avanço dos alunos. A escola passou a trabalhar com os descritores aluno a aluno, acompanhando a deficiência de cada um. Dando ênfase as disciplinas críticas: Português e matemática; mas sem desmerecer as demais. Para chegar a esses dados e alavancar os índices da escola, a transformando também, numa das escolas pilotos do estado de Pernambuco, para implantação da educação profissional atrelado ao ensino integral, a escola, através de uma gestão atuante e professores de tempo integral, foi entender a diferença e a importância da educação integral em tempo integral. De posse desse entendimento, traçaram encaminhamentos pedagógicos e administrativos para o sucesso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "SAEPE, GESTÃO PARTICIPATIVA, INTEGRALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5773_11092017181034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÃTIMA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SILVA" "autor_email" => "fatima_orientadora25@yaho" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36500 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2181 "inscrito_id" => 5773 "titulo" => "DO DESCRÉDITO AO SUCESSO: UM BREVE RELATO DO PROCESSO DE INTEGRALIZAÇÃO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO JORNALISTA JÁ´DER DE ANDRADE – TIMBAÚBA/PE." "resumo" => "O cenário do estudo foi a Escola Estadual Jornalista Jáder de Andrade está situada no bairro do Barro, à Avenida Maria Emília Cavalcanti S/N, funciona nos turnos da manhã, tarde e noite num bairro afastado, em área de risco da cidade, no município de Timbaúba/PE, vinculada a Gerência Regional de Educação da Mata Norte e mantida pelo Governo do Estado de PE. A metodologia aplicada para esse relato, foi a análise sucinta dos dados oficiais emitidos pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e disponibilizados pela escola e pelo SIEPE. De posse dos últimos resultados nas avaliações externas – IDEPE ( Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco ), que considera, a exemplo do IDEB, o desempenho dos alunos da do 3º ano do ensino médio (neste caso) nos exames do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), em Língua Portuguesa e Matemática, junto do período de ano de 2011 ( uma não antes do processo de integralização ) ao ano de 2016, chegamos a alguns resultados importantes. No ano de 2011 a média da Escola do IDEPE, foi de 2,61, o que fez a escola entrar no rol das escolas prioritárias do estado. Deixando a escola na posição de no 527; Em 2015 a escola alcança 194º posição no ranking das escolas estaduais. Atingiu a média 5,06, tendo compactuado com a secretaria de Educação a nota 3,87. Esse foi um grande avanço e dessa forma, a SEE, elevou a escola de Semi-integral para Integral. Em 2016, a escola consegue a nota 5,01, quando a pactuação tinha sido de 4,64. E a Escola atinge a posição 76 do ranking estadual e o 10º na GRE Mata Norte. Deixaram de ter alunos no Elementar I e conseguimos mais de 70% de alunos no nível desejável. Zerou-se a taxa de abandono e a taxa de distorção série – idade saiu dos alarmantes 71,5% em 2012, para 24,5% em 2016. Em 2017, a consagração do trabalho realizado nesses anos de luta e trabalho responsável; a escola consegue a nota 5,81 e torna-se a 20ª escola do estado, a 3ª da GRE Mata Norte e a 1ª da cidade de Timbaúba. Os dados comprovam o avanço dos alunos. A escola passou a trabalhar com os descritores aluno a aluno, acompanhando a deficiência de cada um. Dando ênfase as disciplinas críticas: Português e matemática; mas sem desmerecer as demais. Para chegar a esses dados e alavancar os índices da escola, a transformando também, numa das escolas pilotos do estado de Pernambuco, para implantação da educação profissional atrelado ao ensino integral, a escola, através de uma gestão atuante e professores de tempo integral, foi entender a diferença e a importância da educação integral em tempo integral. De posse desse entendimento, traçaram encaminhamentos pedagógicos e administrativos para o sucesso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "SAEPE, GESTÃO PARTICIPATIVA, INTEGRALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5773_11092017181034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÃTIMA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "FÁTIMA SILVA" "autor_email" => "fatima_orientadora25@yaho" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }