O ENCONTRO DOS LEITORES COM O TEXTO: A LEITURA DE LITERATURA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DOS MEDOS INFANTIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37627 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2909 "inscrito_id" => 8868 "titulo" => "O ENCONTRO DOS LEITORES COM O TEXTO: A LEITURA DE LITERATURA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DOS MEDOS INFANTIS" "resumo" => "O estudo é recorte da dissertação “A leitura de literatura na escola: por uma educação emocional de crianças na educação infantil” e analisa as contribuições da literatura infantil para a problematização das experiências emocionais de crianças na Educação Infantil. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Possui como corpus turma de Educação Infantil, nível V, com 28 crianças, entre 5 e 6 anos, de escola pública de Natal - RN. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o diário de campo, gravações em áudio e entrevista semi-estruturada. Para fins deste artigo, analisou-se duas sessões de leitura de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho (GRIMM, 2004) e Chapeuzinho Amarelo (HOLANDA, 2007). As sessões se fundamentaram na metodologia da andaimagem ou scaffolding (GRAVES & GRAVES, 1995) e se desenvolveram com base em duas etapas: planejamento e implementação. Na fase de planejamento foram realizadas as seguintes ações: estudos teóricos com a professora da turma, que ministrou as sessões de leitura; seleção dos textos de literatura infantil e planejamento das sessões. A etapa de implementação foi dividida em três fases: pré-leitura, com atividades de sensibilização e motivação para o texto; leitura, realizada em voz alta e pós-leitura, utilizando-se como estratégia a discussão das histórias. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2006), Bettelheim (2004), Damásio (1996/2000), Del Nero (2003), Held (1980), Machado (2002), Zilberman (2003). Constatou-se que as discussões propostas pelos textos possibilitaram aos aprendizes projetarem suas vivencias na ficção, identificarem-se com os personagens, exteriorizarem seus medos e compartilharem seus conflitos com a comunidade de outros leitores, auxiliando-os na construção de estratégias de compreensão de sua realidade emocional. Nesse sentido, propôs diálogo entre literatura e educação como caminho possível para a implementação de prática pedagógica que compreenda como um de seus eixos o desenvolvimento emocional de crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID8868_27092017092328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA PRISCILA OLINTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÍVEA" "autor_email" => "nivea.silva@reitoria.ufal" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37627 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2909 "inscrito_id" => 8868 "titulo" => "O ENCONTRO DOS LEITORES COM O TEXTO: A LEITURA DE LITERATURA COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DOS MEDOS INFANTIS" "resumo" => "O estudo é recorte da dissertação “A leitura de literatura na escola: por uma educação emocional de crianças na educação infantil” e analisa as contribuições da literatura infantil para a problematização das experiências emocionais de crianças na Educação Infantil. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Possui como corpus turma de Educação Infantil, nível V, com 28 crianças, entre 5 e 6 anos, de escola pública de Natal - RN. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o diário de campo, gravações em áudio e entrevista semi-estruturada. Para fins deste artigo, analisou-se duas sessões de leitura de literatura infantil: Chapeuzinho Vermelho (GRIMM, 2004) e Chapeuzinho Amarelo (HOLANDA, 2007). As sessões se fundamentaram na metodologia da andaimagem ou scaffolding (GRAVES & GRAVES, 1995) e se desenvolveram com base em duas etapas: planejamento e implementação. Na fase de planejamento foram realizadas as seguintes ações: estudos teóricos com a professora da turma, que ministrou as sessões de leitura; seleção dos textos de literatura infantil e planejamento das sessões. A etapa de implementação foi dividida em três fases: pré-leitura, com atividades de sensibilização e motivação para o texto; leitura, realizada em voz alta e pós-leitura, utilizando-se como estratégia a discussão das histórias. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2006), Bettelheim (2004), Damásio (1996/2000), Del Nero (2003), Held (1980), Machado (2002), Zilberman (2003). Constatou-se que as discussões propostas pelos textos possibilitaram aos aprendizes projetarem suas vivencias na ficção, identificarem-se com os personagens, exteriorizarem seus medos e compartilharem seus conflitos com a comunidade de outros leitores, auxiliando-os na construção de estratégias de compreensão de sua realidade emocional. Nesse sentido, propôs diálogo entre literatura e educação como caminho possível para a implementação de prática pedagógica que compreenda como um de seus eixos o desenvolvimento emocional de crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID8868_27092017092328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA PRISCILA OLINTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÍVEA" "autor_email" => "nivea.silva@reitoria.ufal" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }