Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRAÇO HIDRÁULICO: UM EXPERIMENTO VOLTADO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, PRINCÍPIO DE PASCAL, EXPERIMENTOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36102
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3597
    "inscrito_id" => 8548
    "titulo" => "BRAÇO HIDRÁULICO: UM EXPERIMENTO VOLTADO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => """
      O Ensino de Física é questionado há bastante tempo no que diz respeito à sua importância para a formação do cidadão, bem como à sua eficácia com relação a capacitar os alunos para realizar um exame ou compreender Ciência.\r\n
          A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 35, inciso IV afirma que: “é essencial à compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológico dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”.\r\n
         Tendo conhecimento de que a maioria dos alunos sentem dificuldades de compreender os conteúdos de Física, é importante que o professor como mediador do conhecimento use uma metodologia que ajude o aluno a entender da melhor forma possível os conteúdos ministrados. \r\n
      O aluno por sua vez abandona a posição passiva de conhecimento, passando a ser o protagonista de seu processo de ensino. Assim, espera-se do aluno uma postura ativa em sala de aula, isto é, durante a realização das atividades os alunos devem formular hipóteses, testá-las, defendê-las, argumentando e ampliando seu conhecimento e vocabulário científico.\r\n
          Para tentar amenizar essa situação buscou-se trazer objetos de estudo diferentes para as aulas de Física, fazendo com que o aluno participasse mais, e foi nesse contexto que segundo Silva (2010), o uso da experimentação, no século XX, passou a ser um método utilizado como um recurso de aprendizagem utilizado nas aulas, onde o aluno poderá observar o fenômeno Físico, comprovando as fórmulas e teorias que o envolvem, além de despertar o seu maior interesse pelo tema.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PRINCÍPIO DE PASCAL, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8548_14102017183044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVESTRE DA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVESTRE ROCHA"
    "autor_email" => "silvestre.rocha1@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36102
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3597
    "inscrito_id" => 8548
    "titulo" => "BRAÇO HIDRÁULICO: UM EXPERIMENTO VOLTADO PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => """
      O Ensino de Física é questionado há bastante tempo no que diz respeito à sua importância para a formação do cidadão, bem como à sua eficácia com relação a capacitar os alunos para realizar um exame ou compreender Ciência.\r\n
          A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 35, inciso IV afirma que: “é essencial à compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológico dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”.\r\n
         Tendo conhecimento de que a maioria dos alunos sentem dificuldades de compreender os conteúdos de Física, é importante que o professor como mediador do conhecimento use uma metodologia que ajude o aluno a entender da melhor forma possível os conteúdos ministrados. \r\n
      O aluno por sua vez abandona a posição passiva de conhecimento, passando a ser o protagonista de seu processo de ensino. Assim, espera-se do aluno uma postura ativa em sala de aula, isto é, durante a realização das atividades os alunos devem formular hipóteses, testá-las, defendê-las, argumentando e ampliando seu conhecimento e vocabulário científico.\r\n
          Para tentar amenizar essa situação buscou-se trazer objetos de estudo diferentes para as aulas de Física, fazendo com que o aluno participasse mais, e foi nesse contexto que segundo Silva (2010), o uso da experimentação, no século XX, passou a ser um método utilizado como um recurso de aprendizagem utilizado nas aulas, onde o aluno poderá observar o fenômeno Físico, comprovando as fórmulas e teorias que o envolvem, além de despertar o seu maior interesse pelo tema.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, PRINCÍPIO DE PASCAL, EXPERIMENTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8548_14102017183044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVESTRE DA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVESTRE ROCHA"
    "autor_email" => "silvestre.rocha1@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino de Física é questionado há bastante tempo no que diz respeito à sua importância para a formação do cidadão, bem como à sua eficácia com relação a capacitar os alunos para realizar um exame ou compreender Ciência. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 em seu artigo 35, inciso IV afirma que: “é essencial à compreensão dos fundamentos cientifico-tecnológico dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”. Tendo conhecimento de que a maioria dos alunos sentem dificuldades de compreender os conteúdos de Física, é importante que o professor como mediador do conhecimento use uma metodologia que ajude o aluno a entender da melhor forma possível os conteúdos ministrados. O aluno por sua vez abandona a posição passiva de conhecimento, passando a ser o protagonista de seu processo de ensino. Assim, espera-se do aluno uma postura ativa em sala de aula, isto é, durante a realização das atividades os alunos devem formular hipóteses, testá-las, defendê-las, argumentando e ampliando seu conhecimento e vocabulário científico. Para tentar amenizar essa situação buscou-se trazer objetos de estudo diferentes para as aulas de Física, fazendo com que o aluno participasse mais, e foi nesse contexto que segundo Silva (2010), o uso da experimentação, no século XX, passou a ser um método utilizado como um recurso de aprendizagem utilizado nas aulas, onde o aluno poderá observar o fenômeno Físico, comprovando as fórmulas e teorias que o envolvem, além de despertar o seu maior interesse pelo tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.