Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENADE COMO SINALIZADOR DE MUDANÇAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DA MATA NORTE

Palavra-chaves: EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES., PROJETO PEDAGÓGICO., LICENCIATURA EM PEDAGOGIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37626
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 1386
    "titulo" => "O ENADE COMO SINALIZADOR DE MUDANÇAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DA MATA NORTE"
    "resumo" => "Este artigo faz parte do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UPE desenvolvido durante o período de agosto/2016 a julho/2017. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar os dois últimos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE  do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Mata Norte a partir dos resultados do Enade. O Enade integra o complexo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e funciona como um indicador de qualidade dos diferentes cursos. Foram analisados alguns itens composto no ENADE, são eles: (a) os conceitos obtidos nos anos de 2011 e 2014; (b) desempenho geral dos estudantes referente à formação geral e o conhecimento especifico e (c) dados específicos da avaliação do Curso – infraestrutura da Universidade, utilização da biblioteca; domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e contribuição do curso na preparação para o exercício profissional. Dentre os resultados, ressaltamos que nos itens _ domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e preparação para o exercício profissional dos estudantes revelaram excelentes resultados o que significa que o Projeto Pedagógico do Curso contempla o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES., PROJETO PEDAGÓGICO., LICENCIATURA EM PEDAGOGIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1386_08092017221753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HONORATO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA HONORAT"
    "autor_email" => "lucyanahonorato@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37626
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1099
    "inscrito_id" => 1386
    "titulo" => "O ENADE COMO SINALIZADOR DE MUDANÇAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO DA MATA NORTE"
    "resumo" => "Este artigo faz parte do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UPE desenvolvido durante o período de agosto/2016 a julho/2017. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar os dois últimos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE  do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Mata Norte a partir dos resultados do Enade. O Enade integra o complexo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e funciona como um indicador de qualidade dos diferentes cursos. Foram analisados alguns itens composto no ENADE, são eles: (a) os conceitos obtidos nos anos de 2011 e 2014; (b) desempenho geral dos estudantes referente à formação geral e o conhecimento especifico e (c) dados específicos da avaliação do Curso – infraestrutura da Universidade, utilização da biblioteca; domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e contribuição do curso na preparação para o exercício profissional. Dentre os resultados, ressaltamos que nos itens _ domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e preparação para o exercício profissional dos estudantes revelaram excelentes resultados o que significa que o Projeto Pedagógico do Curso contempla o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES., PROJETO PEDAGÓGICO., LICENCIATURA EM PEDAGOGIA., PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1386_08092017221753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA HONORATO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA HONORAT"
    "autor_email" => "lucyanahonorato@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo faz parte do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UPE desenvolvido durante o período de agosto/2016 a julho/2017. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar os dois últimos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Mata Norte a partir dos resultados do Enade. O Enade integra o complexo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e funciona como um indicador de qualidade dos diferentes cursos. Foram analisados alguns itens composto no ENADE, são eles: (a) os conceitos obtidos nos anos de 2011 e 2014; (b) desempenho geral dos estudantes referente à formação geral e o conhecimento especifico e (c) dados específicos da avaliação do Curso – infraestrutura da Universidade, utilização da biblioteca; domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e contribuição do curso na preparação para o exercício profissional. Dentre os resultados, ressaltamos que nos itens _ domínio de conteúdos pelos professores de Pedagogia e preparação para o exercício profissional dos estudantes revelaram excelentes resultados o que significa que o Projeto Pedagógico do Curso contempla o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam a prática pedagógica do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.