Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA INCLUSIVA: UM OLHAR ACERCA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      O processo educativo lecionado na sala regular de forma inclusiva, que atenda às necessidades de aprendizagem de uma classe heterogênea, resume-se em uma nova modalidade de educação que ainda exige um trabalho mais qualificado. Em vista disso, o presente estudo tem como principal temática a Educação Inclusiva, com ênfase na educação do educando com deficiência intelectual (DI), incluso na rede regular de ensino. Como objetivo, o referido trabalho visa refletir como o educador tem desenvolvido sua prática pedagógica para a garantia da inclusão de um educando com deficiência intelectual. Para validar a temática, nos embasaremos aos pensamentos de autores como: Carvalho (2008), Mantoan (1989), Coll; Marrchesi; Palacios (2004), dentre outros. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, uma vez que responde as questões de forma particularizada, se atenta às ciências sociais com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Utilizamos como cunho metodológico um questionário com um professor, onde avaliamos os dados coletados. Os resultados evidenciam que apesar de se esforçarem para lidar com uma concepção de educação inclusiva, falta muito para se implantar a inclusão no ensino regular, uma vez que, há ausência de capacitação do professor para que possa proporcionar uma prática inclusiva que atenda às necessidades de aprendizagem do discente com deficiência intelectual.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUME O processo educativo lecionado na sala regular de forma inclusiva, que atenda às necessidades de aprendizagem de uma classe heterogênea, resume-se em uma nova modalidade de educação que ainda exige um trabalho mais qualificado. Em vista disso, o presente estudo tem como principal temática a Educação Inclusiva, com ênfase na educação do educando com deficiência intelectual (DI), incluso na rede regular de ensino. Como objetivo, o referido trabalho visa refletir como o educador tem desenvolvido sua prática pedagógica para a garantia da inclusão de um educando com deficiência intelectual. Para validar a temática, nos embasaremos aos pensamentos de autores como: Carvalho (2008), Mantoan (1989), Coll; Marrchesi; Palacios (2004), dentre outros. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, uma vez que responde as questões de forma particularizada, se atenta às ciências sociais com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Utilizamos como cunho metodológico um questionário com um professor, onde avaliamos os dados coletados. Os resultados evidenciam que apesar de se esforçarem para lidar com uma concepção de educação inclusiva, falta muito para se implantar a inclusão no ensino regular, uma vez que, há ausência de capacitação do professor para que possa proporcionar uma prática inclusiva que atenda às necessidades de aprendizagem do discente com deficiência intelectual.

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