Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DIÁLOGO JUNTO AOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN – PIBID

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36047
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4758
    "inscrito_id" => 7455
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DIÁLOGO JUNTO AOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN – PIBID"
    "resumo" => "Pensar em avaliação da aprendizagem é sempre estar diante de inúmeros questionamentos, e mesmos após ser percebido a realização de diversos estudos que buscam trazer maiores esclarecimentos, as interrogações ainda se fazem presentes. Diante disso, essa realidade de inquietações também é latente na Educação Física e em meio a essas questões, objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender como os professores da rede pública de ensino, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em educação física, estão realizando essa avaliação da aprendizagem no ensino médio, assim como, quais critérios estão sendo avaliados. A escolha por essa temática justifica-se pela necessidade de maiores esclarecimentos a cerca do tema central, visto que, a experiência viabilizada por meio da vivência do PIBID, promoveu essa inquietude. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os professores participantes do programa do curso de Educação Física licenciatura da UFRN, o que resultou na participação de cinco professores supervisores. Diante disso, foi percebidos que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Surpreendentemente, as dúvidas reveladas em meio às falas, se fazem presente desde o período de formação dos mesmos. Entretanto, há uma evolução nesse processo, decorrente da própria ação pedagógica. É percebido também, que a busca pela melhoria da prática também é exposta, e que todos também acreditam que o PIBID, forneça subsídios para essa melhoria, principalmente por essa troca de saberes oportunizada entre licenciandos e professores atuantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7455_16102017234853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA VITORIANO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA VITORIANO"
    "autor_email" => "mercia_vitoriano@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36047
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4758
    "inscrito_id" => 7455
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM DIÁLOGO JUNTO AOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRN – PIBID"
    "resumo" => "Pensar em avaliação da aprendizagem é sempre estar diante de inúmeros questionamentos, e mesmos após ser percebido a realização de diversos estudos que buscam trazer maiores esclarecimentos, as interrogações ainda se fazem presentes. Diante disso, essa realidade de inquietações também é latente na Educação Física e em meio a essas questões, objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender como os professores da rede pública de ensino, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em educação física, estão realizando essa avaliação da aprendizagem no ensino médio, assim como, quais critérios estão sendo avaliados. A escolha por essa temática justifica-se pela necessidade de maiores esclarecimentos a cerca do tema central, visto que, a experiência viabilizada por meio da vivência do PIBID, promoveu essa inquietude. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os professores participantes do programa do curso de Educação Física licenciatura da UFRN, o que resultou na participação de cinco professores supervisores. Diante disso, foi percebidos que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Surpreendentemente, as dúvidas reveladas em meio às falas, se fazem presente desde o período de formação dos mesmos. Entretanto, há uma evolução nesse processo, decorrente da própria ação pedagógica. É percebido também, que a busca pela melhoria da prática também é exposta, e que todos também acreditam que o PIBID, forneça subsídios para essa melhoria, principalmente por essa troca de saberes oportunizada entre licenciandos e professores atuantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7455_16102017234853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA VITORIANO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA VITORIANO"
    "autor_email" => "mercia_vitoriano@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Pensar em avaliação da aprendizagem é sempre estar diante de inúmeros questionamentos, e mesmos após ser percebido a realização de diversos estudos que buscam trazer maiores esclarecimentos, as interrogações ainda se fazem presentes. Diante disso, essa realidade de inquietações também é latente na Educação Física e em meio a essas questões, objetivamos por meio dessa pesquisa, compreender como os professores da rede pública de ensino, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) em educação física, estão realizando essa avaliação da aprendizagem no ensino médio, assim como, quais critérios estão sendo avaliados. A escolha por essa temática justifica-se pela necessidade de maiores esclarecimentos a cerca do tema central, visto que, a experiência viabilizada por meio da vivência do PIBID, promoveu essa inquietude. Com isso, a presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, que utiliza da abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, sendo selecionados para compor o estudo os professores participantes do programa do curso de Educação Física licenciatura da UFRN, o que resultou na participação de cinco professores supervisores. Diante disso, foi percebidos que os respondentes consideram esse componente como fundamental para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e nesta perspectiva, os mesmos realizam suas atividades avaliativas fazendo uso de critérios distintos, utilizando a realidade social de cada escola para a seleção desses critérios. Surpreendentemente, as dúvidas reveladas em meio às falas, se fazem presente desde o período de formação dos mesmos. Entretanto, há uma evolução nesse processo, decorrente da própria ação pedagógica. É percebido também, que a busca pela melhoria da prática também é exposta, e que todos também acreditam que o PIBID, forneça subsídios para essa melhoria, principalmente por essa troca de saberes oportunizada entre licenciandos e professores atuantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.