LEITURA NOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37320 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 3525 "titulo" => "LEITURA NOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Nesse artigo investigamos o que é proposto para o ensino da leitura no contexto do campo, tomando como lócus da investigação a coleção de livro didático Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – Língua Portuguesa (1º, 2º e 3º anos), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança. A escolha dessa coleção se deu em virtude de ela ter sido selecionada na primeira edição do Programa Nacional do Livro Didático/PNLD-CAMPO (2013), e de ter sido enviada para as escolas do campo de todo o Brasil. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, uma vez que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao debruçarmo-nos sobre os dados, emergiram, no contexto do que é proposto para o ensino da leitura, as seguintes categorias de análise: a) diversidade de gêneros para a leitura; b) estratégias de ensino da leitura. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Nosso olhar foi norteado pelas discussões teóricas que aportam as mais recentes discussões sobre a leitura, o livro didático, e com atenção voltada para os princípios da educação do campo preconizados pelas Diretrizes Operacionais da Educação Básica das Escolas do Campo (BRASIL, 2002). Os resultados da pesquisa evidenciam que a coleção oferta uma multiplicidade gêneros, ao longo dos diferentes volumes (1º, 2º e 3º), produzidos em diferentes esferas da atividade humana. São gêneros que contemplam a tradição oral e a tradição escrita. As atividades advindas do conjunto de gêneros são usadas como suporte para um conjunto de estratégias que favorecem a formulação de ideias, a reflexão e a construção de conhecimentos. Parecia haver uma preocupação, por parte da coleção, em inserir o aluno em uma variedade de estratégias favoráveis a compreensão leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3525_31072017205028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA FERREIRA" "autor_email" => "amandafsilva19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37320 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 3525 "titulo" => "LEITURA NOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "Nesse artigo investigamos o que é proposto para o ensino da leitura no contexto do campo, tomando como lócus da investigação a coleção de livro didático Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – Língua Portuguesa (1º, 2º e 3º anos), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança. A escolha dessa coleção se deu em virtude de ela ter sido selecionada na primeira edição do Programa Nacional do Livro Didático/PNLD-CAMPO (2013), e de ter sido enviada para as escolas do campo de todo o Brasil. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, uma vez que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao debruçarmo-nos sobre os dados, emergiram, no contexto do que é proposto para o ensino da leitura, as seguintes categorias de análise: a) diversidade de gêneros para a leitura; b) estratégias de ensino da leitura. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Nosso olhar foi norteado pelas discussões teóricas que aportam as mais recentes discussões sobre a leitura, o livro didático, e com atenção voltada para os princípios da educação do campo preconizados pelas Diretrizes Operacionais da Educação Básica das Escolas do Campo (BRASIL, 2002). Os resultados da pesquisa evidenciam que a coleção oferta uma multiplicidade gêneros, ao longo dos diferentes volumes (1º, 2º e 3º), produzidos em diferentes esferas da atividade humana. São gêneros que contemplam a tradição oral e a tradição escrita. As atividades advindas do conjunto de gêneros são usadas como suporte para um conjunto de estratégias que favorecem a formulação de ideias, a reflexão e a construção de conhecimentos. Parecia haver uma preocupação, por parte da coleção, em inserir o aluno em uma variedade de estratégias favoráveis a compreensão leitora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID3525_31072017205028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA KELLY FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA FERREIRA" "autor_email" => "amandafsilva19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }