Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA NOS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: LEITURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nesse artigo investigamos o que é proposto para o ensino da leitura no contexto do campo, tomando como lócus da investigação a coleção de livro didático Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – Língua Portuguesa (1º, 2º e 3º anos), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança. A escolha dessa coleção se deu em virtude de ela ter sido selecionada na primeira edição do Programa Nacional do Livro Didático/PNLD-CAMPO (2013), e de ter sido enviada para as escolas do campo de todo o Brasil. No campo metodológico, utilizamos na coleta dos dados, as abordagens quantitativa e qualitativa considerando tais abordagens como as mais adequadas para o desenvolvimento das questões trabalhadas, uma vez que nos ajudou a tratar das relações dos dados coletados e analisados, bem como os seus significados e valores (MINAYO, 1996). Ao debruçarmo-nos sobre os dados, emergiram, no contexto do que é proposto para o ensino da leitura, as seguintes categorias de análise: a) diversidade de gêneros para a leitura; b) estratégias de ensino da leitura. Essa construção foi ancorada na compreensão de que categoria é um procedimento utilizado para agrupar elementos ou aspectos com características comuns. (MINAYO, 1998). Nosso olhar foi norteado pelas discussões teóricas que aportam as mais recentes discussões sobre a leitura, o livro didático, e com atenção voltada para os princípios da educação do campo preconizados pelas Diretrizes Operacionais da Educação Básica das Escolas do Campo (BRASIL, 2002). Os resultados da pesquisa evidenciam que a coleção oferta uma multiplicidade gêneros, ao longo dos diferentes volumes (1º, 2º e 3º), produzidos em diferentes esferas da atividade humana. São gêneros que contemplam a tradição oral e a tradição escrita. As atividades advindas do conjunto de gêneros são usadas como suporte para um conjunto de estratégias que favorecem a formulação de ideias, a reflexão e a construção de conhecimentos. Parecia haver uma preocupação, por parte da coleção, em inserir o aluno em uma variedade de estratégias favoráveis a compreensão leitora.

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