A GESTÃO ESCOLAR ENTRE O DITO E O FEITO: CONSTRUÇÕES
DISCENTES NO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA DE ENSINO
FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35252 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 83 "titulo" => """ A GESTÃO ESCOLAR ENTRE O DITO E O FEITO: CONSTRUÇÕES \r\n DISCENTES NO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA DE ENSINO \r\n FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O presente trabalho constitui-se em uma discussão a respeito do processo de estágio supervisionado em Gestão Escolar no Ensino Fundamental, na região do Seridó/RN. A partir das leituras realizadas em relatórios de estágio supervisionado, emergiram alguns questionamentos que definiram nossas categorias de análises: Como as práticas de gestão foram descritas pelos alunos? Estas estão configuradas segundo o princípio constitucional da democracia? Como os alunos percebem tais práticas? A que conclusões chegaram? O objetivo foi identificar as percepções dos sujeitos – os alunos - sobre a experiência do estágio diante do processo de gestão escolar, buscando contribuir para a reflexão sobre o mesmo como elemento formativo do professor e pedagogo. Quanto aos objetivos específicos da investigação, tivemos que caracterizar as práticas de gestão nas escolas de ensino fundamental; refletir sobre a escrita dos alunos, identificando os aspectos que se destacaram na experiência vivida e as conclusões, mesmo que incipientes, sobre a realidade estudada. Este estudo configura-se como qualitativo, sendo uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos objetos de investigação foram relatórios produzidos por alunos do 6º período, no componente curricular citado além dos documentos legais, e os teóricos que formam o corpo de discussão sobre estágio e gestão escolar. Concluímos que a gestão educacional ainda é entendida apenas como a presença em reuniões para a tomada de decisões, sem no entanto, haver a gestão da participação. Identifica-se a existência de práticas conservadoras, nas quais as decisões são verticalizadas e concentradas na figura do diretor. Compreende-se que as relações interpessoais consideradas agradáveis, sem conflitos aparentes, expressam a ideia de participação e trabalho coletivo e, finalmente, que háa necessidade de pensar os formatos dos estágios para uma significância maior para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID83_17092017091701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "chrismedeiros2008@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35252 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 83 "titulo" => """ A GESTÃO ESCOLAR ENTRE O DITO E O FEITO: CONSTRUÇÕES \r\n DISCENTES NO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA DE ENSINO \r\n FUNDAMENTAL """ "resumo" => "O presente trabalho constitui-se em uma discussão a respeito do processo de estágio supervisionado em Gestão Escolar no Ensino Fundamental, na região do Seridó/RN. A partir das leituras realizadas em relatórios de estágio supervisionado, emergiram alguns questionamentos que definiram nossas categorias de análises: Como as práticas de gestão foram descritas pelos alunos? Estas estão configuradas segundo o princípio constitucional da democracia? Como os alunos percebem tais práticas? A que conclusões chegaram? O objetivo foi identificar as percepções dos sujeitos – os alunos - sobre a experiência do estágio diante do processo de gestão escolar, buscando contribuir para a reflexão sobre o mesmo como elemento formativo do professor e pedagogo. Quanto aos objetivos específicos da investigação, tivemos que caracterizar as práticas de gestão nas escolas de ensino fundamental; refletir sobre a escrita dos alunos, identificando os aspectos que se destacaram na experiência vivida e as conclusões, mesmo que incipientes, sobre a realidade estudada. Este estudo configura-se como qualitativo, sendo uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos objetos de investigação foram relatórios produzidos por alunos do 6º período, no componente curricular citado além dos documentos legais, e os teóricos que formam o corpo de discussão sobre estágio e gestão escolar. Concluímos que a gestão educacional ainda é entendida apenas como a presença em reuniões para a tomada de decisões, sem no entanto, haver a gestão da participação. Identifica-se a existência de práticas conservadoras, nas quais as decisões são verticalizadas e concentradas na figura do diretor. Compreende-se que as relações interpessoais consideradas agradáveis, sem conflitos aparentes, expressam a ideia de participação e trabalho coletivo e, finalmente, que háa necessidade de pensar os formatos dos estágios para uma significância maior para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID83_17092017091701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "chrismedeiros2008@outlook" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }