Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SITUAÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho busca apresentar aspectos teórico-metodológicos de um conjunto de investigações acerca do desenvolvimento do letramento estatístico na Educação do Campo em situações de formação de professores que atuam na microrregião do Cariri ocidental paraibano. Para isso, buscamos relacionar duas áreas específicas de pesquisa na Educação Básica - o letramento estatístico e a Educação do Campo - numa perspectiva de educação crítica, problematizadora da realidade visando o exercício pleno da cidadania. Tal conjunto de investigações, busca dentre outras coisas, identificar significados atribuídos por professores, em formação inicial e∕ou continuada, à Educação do Campo e ao letramento estatístico, onde a identificação das experiências de ensino e aprendizagem de Estatística em escolas do Campo, como também a sistematização de tarefas e atividades de ensino de Estatística relacionadas a elementos e processos socioculturais de contextos de Educação do Campo, servirão como base fundamental para o desenvolvimento e análise dos contextos de formação de professores que ensinam de Estatística. Nesse sentido, destacamos que três trabalhos de pesquisa estão servindo como ponto de partida para ações de investigação. São pesquisas que buscam compreender os processos de letramento estatístico nos três níveis de ensino da escola básica - Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, focalizando na elucidação das concepções de professores e alunos acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das diversas questões do mundo atual, bem como para se promover uma formação que dê condições de atuar de forma crítica perante essas questões. Acreditamos que esses trabalhos de investigação qualitativa, desenvolvam esse campo de pesquisa, aproximando perspectivas e ampliando a literatura científica na área.

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