Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTEÚDO DE CITOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE

Palavra-chaves: ANÁLISE DE LIVRO, APRIMORAMENTO, CITOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1318
    "inscrito_id" => 4594
    "titulo" => "O CONTEÚDO DE CITOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta necessária para a organização e planejamento da execução das aulas ministradas. É no ensino médio que a maioria dos estudantes tem contato com termos científicos mais aprofundados tendo como base para as provas e vestibulares a serem feitos posteriormente. É fundamental que os livros estejam em perfeitas condições de ensino, com teorias e propostas de experimentos que compactuem para evolução do aluno. A análise do livro didático proporciona um aprofundamento e correção dos conceitos, imagens e propostas tidas. Objetivando o aprimoramento do livro didático do 1º ano do ensino médio com intuito de contribuição para mudanças que afetem positivamente o ensino-aprendizagem do aluno, o livro analisado foi o Ser Protagonista da disciplina de Biologia da 1º ano do ensino médio em especifico a Unidade II com o conteúdo de Citologia - Capítulos 4 e 5. De maneira geral apresentaram todos os conteúdos exigidos na área de Citologia com coerência com aspectos que trazem motivação a aplicação de experimentos; com a apresentação das figuras citadas e vinculadas diretamente com o texto. O livro proporciona o incentivo à leitura complementar extraclasse que complementa os textos já vistos no conteúdo. Esse tipo de análise é fundamental, pois evita que a absorção do conteúdo pelos alunos seja errônea e insuficiente. É necessário que ocorra a análise, com o passar dos anos conceitos são atualizados o/ou extintos e passar a informação correta prepara e capacita o aluno para as oportunidades de ensino futuras. É importante a pesquisa de análise de livros didáticos para a contribuição na educação e construção de conceitos firmes para formação de futuros pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE LIVRO, APRIMORAMENTO, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4594_10092017115309.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA TAMIRES DE SIQUEIRA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LEAL"
    "autor_email" => "flavia_leal16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37590
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1318
    "inscrito_id" => 4594
    "titulo" => "O CONTEÚDO DE CITOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta necessária para a organização e planejamento da execução das aulas ministradas. É no ensino médio que a maioria dos estudantes tem contato com termos científicos mais aprofundados tendo como base para as provas e vestibulares a serem feitos posteriormente. É fundamental que os livros estejam em perfeitas condições de ensino, com teorias e propostas de experimentos que compactuem para evolução do aluno. A análise do livro didático proporciona um aprofundamento e correção dos conceitos, imagens e propostas tidas. Objetivando o aprimoramento do livro didático do 1º ano do ensino médio com intuito de contribuição para mudanças que afetem positivamente o ensino-aprendizagem do aluno, o livro analisado foi o Ser Protagonista da disciplina de Biologia da 1º ano do ensino médio em especifico a Unidade II com o conteúdo de Citologia - Capítulos 4 e 5. De maneira geral apresentaram todos os conteúdos exigidos na área de Citologia com coerência com aspectos que trazem motivação a aplicação de experimentos; com a apresentação das figuras citadas e vinculadas diretamente com o texto. O livro proporciona o incentivo à leitura complementar extraclasse que complementa os textos já vistos no conteúdo. Esse tipo de análise é fundamental, pois evita que a absorção do conteúdo pelos alunos seja errônea e insuficiente. É necessário que ocorra a análise, com o passar dos anos conceitos são atualizados o/ou extintos e passar a informação correta prepara e capacita o aluno para as oportunidades de ensino futuras. É importante a pesquisa de análise de livros didáticos para a contribuição na educação e construção de conceitos firmes para formação de futuros pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DE LIVRO, APRIMORAMENTO, CITOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4594_10092017115309.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA TAMIRES DE SIQUEIRA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA LEAL"
    "autor_email" => "flavia_leal16@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O livro didático é uma ferramenta necessária para a organização e planejamento da execução das aulas ministradas. É no ensino médio que a maioria dos estudantes tem contato com termos científicos mais aprofundados tendo como base para as provas e vestibulares a serem feitos posteriormente. É fundamental que os livros estejam em perfeitas condições de ensino, com teorias e propostas de experimentos que compactuem para evolução do aluno. A análise do livro didático proporciona um aprofundamento e correção dos conceitos, imagens e propostas tidas. Objetivando o aprimoramento do livro didático do 1º ano do ensino médio com intuito de contribuição para mudanças que afetem positivamente o ensino-aprendizagem do aluno, o livro analisado foi o Ser Protagonista da disciplina de Biologia da 1º ano do ensino médio em especifico a Unidade II com o conteúdo de Citologia - Capítulos 4 e 5. De maneira geral apresentaram todos os conteúdos exigidos na área de Citologia com coerência com aspectos que trazem motivação a aplicação de experimentos; com a apresentação das figuras citadas e vinculadas diretamente com o texto. O livro proporciona o incentivo à leitura complementar extraclasse que complementa os textos já vistos no conteúdo. Esse tipo de análise é fundamental, pois evita que a absorção do conteúdo pelos alunos seja errônea e insuficiente. É necessário que ocorra a análise, com o passar dos anos conceitos são atualizados o/ou extintos e passar a informação correta prepara e capacita o aluno para as oportunidades de ensino futuras. É importante a pesquisa de análise de livros didáticos para a contribuição na educação e construção de conceitos firmes para formação de futuros pesquisadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.