Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS

Palavra-chaves: ATENDIMENTO, CRIANÇA, DESENHO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3271
    "inscrito_id" => 9253
    "titulo" => "O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO, CRIANÇA, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9253_09102017220817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINARA RIBEIRO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELINARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "elynara.rb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37606
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3271
    "inscrito_id" => 9253
    "titulo" => "O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO, CRIANÇA, DESENHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9253_09102017220817.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELINARA RIBEIRO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELINARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "elynara.rb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.