Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização.