O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37606 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3271 "inscrito_id" => 9253 "titulo" => "O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS" "resumo" => "Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO, CRIANÇA, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9253_09102017220817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINARA RIBEIRO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ELINARA RIBEIRO" "autor_email" => "elynara.rb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37606 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3271 "inscrito_id" => 9253 "titulo" => "O DESENHO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA COM CRIANÇAS NO PROGRAMA PELOTÃO MIRIM NO MUNICÍPIO DE PARINTINS - AMAZONAS" "resumo" => "Este artigo visa analisar as expressões infantis configuradas nos desenhos das crianças que são atendidas no Programa Pelotão Mirim desenvolvido pela Polícia Militar do município de Parintins-Amazonas. A pesquisa foi realizada por meio da disciplina Criança, Sociedade e Cultura do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA/CESP. Nessa atividade prática procuramos constituir o diálogo com o instrutor e com as crianças a fim de conhecer os serviços de atendimento destinados para meninos e meninas das regiões periféricas do município. O estudo foi fundamentado em Ariès (1981), Kramer (2003), Sarmento (2011), Terán (2011) e outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Foi utilizado também o relato do instrutor e de 05 crianças sobre o Programa Pelotão Mirim com faixa etária de 07 a 12 anos de ambos os sexos, as quais receberam nomes fictícios. Em pesquisas com crianças faz-se necessário pedir a autorização dos seus responsáveis legais bem como da coordenação do programa. Com posse dessas autorizações nos inserimos no campo de pesquisa a fim de atingir os objetivos propostos nesse trabalho. Os resultados adquiridos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a realidade do programa. Constatou-se que, ao contrário do que se imaginava, o Programa Pelotão Mirim assumia com determinação e compromisso a possibilidade de atender essas crianças construindo séries de valores e ideologias. Concluímos que, a pesquisa mostra o olhar sobre os desenhos da criança referente ao atendimento no Programa Pelotão Mirim, apresentada em diversos contornos para compreender as expressões infantis frente as suas ações cotidianas de socialização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ATENDIMENTO, CRIANÇA, DESENHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID9253_09102017220817.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELINARA RIBEIRO TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "ELINARA RIBEIRO" "autor_email" => "elynara.rb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }