BEZERRA, Ilaneide Marques Souto et al.. O universo lúdico no contexto da sala de aula. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37957>. Acesso em: 22/11/2024 00:40
A ludicidade é um tema bastante utilizado no dia-a-dia das escolas e faz parte das principais discussões entre os professores, no entanto, ainda é vista com ressalvas por uma parcela de profissionais da educação que compreendem o brincar apenas como um passatempo, descontextualizado e sem as reais intenções educativas. Esta visão vincula-se a concepções alicerçadas em práticas que não têm mais espaço no fazer pedagógico, haja vista as diferentes possibilidades que a atividade lúdica pode representar na vida de uma criança. Observa-se comumente que alguns professores apresentam resistência em pensar uma aula diferente, dinamizada e lúdica, e por esse motivo, acabam desenvolvendo uma prática amparada em aulas expositivas. Partindo dessa premissa, acredita-se na necessidade de se pensar ações que contribuam, influenciem e motivem os alunos no processo de aprendizagem, de modo que o ato pedagógico seja atraente e significativo. Assim, considera-se imperioso o uso de instrumentos que floresçam interesse e uma maior participação dos educandos. Esse trabalho tem como objetivo refletir como os professores concebem a ludicidade e quais as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento das crianças e conseqüente no processo de aprendizagem. Essa pesquisa teve cunho qualitativo, de natureza bibliográfica, articulada com estudo de caso na Escola José Francisco Soares, situada na Localidade de Escalvado, Distrito Arapari, em Itapipoca-CE, onde se utilizou uma observação direta, a partir de uma experiência enquanto gestora. Os resultados apontam que o trabalhado pedagógico envolvendo instrumentos lúdicos possibilita ao educador tornar a aula mais atraente, motivadora e significativa, viabilizando dessa forma, condições favoráveis ao desenvolvimento físico, motor, emocional, social e cognitivo do aluno, consequentemente, minimizando as dificuldades no percurso da aprendizagem.