Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COORDENADOR PEDAGÓGICO: FUNÇÕES, DESEMPENHO E ATUAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), FUNÇÃO DO COORDENADOR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37594
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3060
    "inscrito_id" => 8885
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO: FUNÇÕES, DESEMPENHO E ATUAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma pesquisa exploratória acerca da função, desempenho e atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Tem por objetivo discutir o trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, bem como, analisar sua contribuição para o desenvolvimento de uma prática educativa eficaz. Além disso, para refletir sobre as funções e atuação do coordenador e a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) na construção de uma escola democrática. Relata-se a experiência de uma coordenadora da rede municipal de Guanambi-Ba formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e pós-graduada em Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua como professora da rede municipal há quinze anos e como coordenadora desde 2014. O texto traz ainda uma análise da atuação do coordenador com base nos teóricos: Veiga (2000), Libâneo (2005), Franco (2008) e Nóvoa (2001). Fez-se uso da abordagem de pesquisa qualitativa com características descritivas, indutivas e naturalísticas. Encontra-se estruturado em três partes, as quais foram denominadas com as seguintes seções: Coordenador Pedagógico no contexto escolar; Projeto Político Pedagógico (PPP) e Funções e desempenho do coordenador pedagógico. A discussão desta temática se justifica, tendo em vista a necessidade de que seja aprofundada a reflexão sobre a função do coordenador pedagógico, sua atuação e participação no contexto escolar frente aos educadores. Considera-se que o papel do coordenador é favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, tendo como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), FUNÇÃO DO COORDENADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8885_03102017220241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ COTRIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BIA COTRIM"
    "autor_email" => "biah.cotrim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37594
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3060
    "inscrito_id" => 8885
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO: FUNÇÕES, DESEMPENHO E ATUAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de uma pesquisa exploratória acerca da função, desempenho e atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Tem por objetivo discutir o trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, bem como, analisar sua contribuição para o desenvolvimento de uma prática educativa eficaz. Além disso, para refletir sobre as funções e atuação do coordenador e a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) na construção de uma escola democrática. Relata-se a experiência de uma coordenadora da rede municipal de Guanambi-Ba formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e pós-graduada em Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua como professora da rede municipal há quinze anos e como coordenadora desde 2014. O texto traz ainda uma análise da atuação do coordenador com base nos teóricos: Veiga (2000), Libâneo (2005), Franco (2008) e Nóvoa (2001). Fez-se uso da abordagem de pesquisa qualitativa com características descritivas, indutivas e naturalísticas. Encontra-se estruturado em três partes, as quais foram denominadas com as seguintes seções: Coordenador Pedagógico no contexto escolar; Projeto Político Pedagógico (PPP) e Funções e desempenho do coordenador pedagógico. A discussão desta temática se justifica, tendo em vista a necessidade de que seja aprofundada a reflexão sobre a função do coordenador pedagógico, sua atuação e participação no contexto escolar frente aos educadores. Considera-se que o papel do coordenador é favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, tendo como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), FUNÇÃO DO COORDENADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8885_03102017220241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ COTRIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BIA COTRIM"
    "autor_email" => "biah.cotrim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa exploratória acerca da função, desempenho e atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Tem por objetivo discutir o trabalho do coordenador pedagógico dentro das instituições de ensino, bem como, analisar sua contribuição para o desenvolvimento de uma prática educativa eficaz. Além disso, para refletir sobre as funções e atuação do coordenador e a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) na construção de uma escola democrática. Relata-se a experiência de uma coordenadora da rede municipal de Guanambi-Ba formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e pós-graduada em Alfabetização pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atua como professora da rede municipal há quinze anos e como coordenadora desde 2014. O texto traz ainda uma análise da atuação do coordenador com base nos teóricos: Veiga (2000), Libâneo (2005), Franco (2008) e Nóvoa (2001). Fez-se uso da abordagem de pesquisa qualitativa com características descritivas, indutivas e naturalísticas. Encontra-se estruturado em três partes, as quais foram denominadas com as seguintes seções: Coordenador Pedagógico no contexto escolar; Projeto Político Pedagógico (PPP) e Funções e desempenho do coordenador pedagógico. A discussão desta temática se justifica, tendo em vista a necessidade de que seja aprofundada a reflexão sobre a função do coordenador pedagógico, sua atuação e participação no contexto escolar frente aos educadores. Considera-se que o papel do coordenador é favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar, tendo como resultado deste processo uma educação de qualidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.