Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TICS, ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38865
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1423
    "inscrito_id" => 7381
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) já fazem parte da realidade de crianças e jovens no Brasil. Entretanto o seu uso na sala de aula ainda é muito reduzido por professores e profissionais da Educação, ou seja, ainda não há uma efetiva utilização dessas ferramentas para fins pedagógicos. A escola não pode se abster de utilizá-las, sob pena de termos cada vez menos discentes interessados em estar em seu espaço escolar. Diante disso, é fundamental oferecer aos alunos oportunidades de inovar em sua aprendizagem a partir do uso dessas tecnologias na sala de aula. Assim, esse relato, que é parte integrante de uma pesquisa em andamento sobre a importância das TICs na sala de aula da Educação Básica na rede pública estadual do Rio de Janeiro, pretende promover a re (significação) da ação pedagógica a partir da criação e uso de um blog, visando uma aprendizagem dinâmica e significativa. Dois são os objetivos que se propõe: o primeiro reside na reflexão sobre a importância da utilização dessa tecnologia no contexto supracitado, isto é, da educação pública; o segundo está no relato de uma experiência realizada no ano de 2016 com uma turma do primeiro ano do ensino médio regular articulado com curso técnico em logística comercial, da mesma rede, a partir da criação de um blog que buscou promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento da autonomia do aluno na produção do próprio conhecimento. Apesar das mais variadas surpresas, os resultados alcançados foram importantes para a reflexão do exercício da ação docente, no que tange à utilização das tecnologias como uma das potências dos processos de ensino e de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TICS, ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7381_10092017175953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA VASQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA VASQUES"
    "autor_email" => "daniamacruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38865
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1423
    "inscrito_id" => 7381
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) já fazem parte da realidade de crianças e jovens no Brasil. Entretanto o seu uso na sala de aula ainda é muito reduzido por professores e profissionais da Educação, ou seja, ainda não há uma efetiva utilização dessas ferramentas para fins pedagógicos. A escola não pode se abster de utilizá-las, sob pena de termos cada vez menos discentes interessados em estar em seu espaço escolar. Diante disso, é fundamental oferecer aos alunos oportunidades de inovar em sua aprendizagem a partir do uso dessas tecnologias na sala de aula. Assim, esse relato, que é parte integrante de uma pesquisa em andamento sobre a importância das TICs na sala de aula da Educação Básica na rede pública estadual do Rio de Janeiro, pretende promover a re (significação) da ação pedagógica a partir da criação e uso de um blog, visando uma aprendizagem dinâmica e significativa. Dois são os objetivos que se propõe: o primeiro reside na reflexão sobre a importância da utilização dessa tecnologia no contexto supracitado, isto é, da educação pública; o segundo está no relato de uma experiência realizada no ano de 2016 com uma turma do primeiro ano do ensino médio regular articulado com curso técnico em logística comercial, da mesma rede, a partir da criação de um blog que buscou promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento da autonomia do aluno na produção do próprio conhecimento. Apesar das mais variadas surpresas, os resultados alcançados foram importantes para a reflexão do exercício da ação docente, no que tange à utilização das tecnologias como uma das potências dos processos de ensino e de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TICS, ESCOLA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7381_10092017175953.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEREIRA VASQUES"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA VASQUES"
    "autor_email" => "daniamacruz@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) já fazem parte da realidade de crianças e jovens no Brasil. Entretanto o seu uso na sala de aula ainda é muito reduzido por professores e profissionais da Educação, ou seja, ainda não há uma efetiva utilização dessas ferramentas para fins pedagógicos. A escola não pode se abster de utilizá-las, sob pena de termos cada vez menos discentes interessados em estar em seu espaço escolar. Diante disso, é fundamental oferecer aos alunos oportunidades de inovar em sua aprendizagem a partir do uso dessas tecnologias na sala de aula. Assim, esse relato, que é parte integrante de uma pesquisa em andamento sobre a importância das TICs na sala de aula da Educação Básica na rede pública estadual do Rio de Janeiro, pretende promover a re (significação) da ação pedagógica a partir da criação e uso de um blog, visando uma aprendizagem dinâmica e significativa. Dois são os objetivos que se propõe: o primeiro reside na reflexão sobre a importância da utilização dessa tecnologia no contexto supracitado, isto é, da educação pública; o segundo está no relato de uma experiência realizada no ano de 2016 com uma turma do primeiro ano do ensino médio regular articulado com curso técnico em logística comercial, da mesma rede, a partir da criação de um blog que buscou promover a interdisciplinaridade e o desenvolvimento da autonomia do aluno na produção do próprio conhecimento. Apesar das mais variadas surpresas, os resultados alcançados foram importantes para a reflexão do exercício da ação docente, no que tange à utilização das tecnologias como uma das potências dos processos de ensino e de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.