CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36240 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3766 "inscrito_id" => 8013 "titulo" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2" "resumo" => "Neste artigo, temos como objetivo principal refletir sobre pontos primordiais relacionados à importância da consciência fonológica para o processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua (L2), enfatizando que a consciência fonológica e o processo de aquisição de L2 são dois processos indissociáveis e que atuam em favor do aprendiz que está em processo de maturação de um novo sistema linguístico, além de salientar os aspectos que serão mais relevantes nesse processo, sobretudo, à luz da Sociolinguística Variacionista, bem como apresentar parte dos trabalhos desenvolvidos nesta perspectiva. Neste panorama, buscamos ainda destacar a relevância da atuação do professor em despertar o aprendiz, de modo que ele perceba determinadas particularidades de ambos os sistemas linguísticos e reconheça os obstáculos existentes neste processo, configurando-se, portanto, como peça fundamental na aprendizagem de uma L2. Para tanto, procedemos uma pesquisa de caráter teórico-metodológico a fim de ecoarmos as vozes de autores como Alves (2009) e Littlewood (1984) os quais tecem uma breve reflexão sobre a consciência fonológica e os mecanismos de manipulação e ensino que permeiam esse processo e permitem que o falante da L2 possa operar sobre o novo código linguístico que está sendo estruturado em sua mente. Nos utilizamos, ainda, dos conceitos de Collischonn (2003), Labov (2006 [1968]), Tarone (2007), Schneider (2009) e Lucena & Alves (2009; 2010) para discutir sobre questões acerca da Sociolinguística Variacionista e sua aplicação em estudos envolvendo o processo de aquisição de L2, ressaltando a relação entre as variáveis sociais e as características de produção da língua ou interlíngua do aprendiz. Para finalizar, serão expostas as considerações finais, seguidas das referências bibliográficas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA, ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID8013_15102017223736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA" "autor_email" => "luana_lima18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36240 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3766 "inscrito_id" => 8013 "titulo" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2" "resumo" => "Neste artigo, temos como objetivo principal refletir sobre pontos primordiais relacionados à importância da consciência fonológica para o processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua (L2), enfatizando que a consciência fonológica e o processo de aquisição de L2 são dois processos indissociáveis e que atuam em favor do aprendiz que está em processo de maturação de um novo sistema linguístico, além de salientar os aspectos que serão mais relevantes nesse processo, sobretudo, à luz da Sociolinguística Variacionista, bem como apresentar parte dos trabalhos desenvolvidos nesta perspectiva. Neste panorama, buscamos ainda destacar a relevância da atuação do professor em despertar o aprendiz, de modo que ele perceba determinadas particularidades de ambos os sistemas linguísticos e reconheça os obstáculos existentes neste processo, configurando-se, portanto, como peça fundamental na aprendizagem de uma L2. Para tanto, procedemos uma pesquisa de caráter teórico-metodológico a fim de ecoarmos as vozes de autores como Alves (2009) e Littlewood (1984) os quais tecem uma breve reflexão sobre a consciência fonológica e os mecanismos de manipulação e ensino que permeiam esse processo e permitem que o falante da L2 possa operar sobre o novo código linguístico que está sendo estruturado em sua mente. Nos utilizamos, ainda, dos conceitos de Collischonn (2003), Labov (2006 [1968]), Tarone (2007), Schneider (2009) e Lucena & Alves (2009; 2010) para discutir sobre questões acerca da Sociolinguística Variacionista e sua aplicação em estudos envolvendo o processo de aquisição de L2, ressaltando a relação entre as variáveis sociais e as características de produção da língua ou interlíngua do aprendiz. Para finalizar, serão expostas as considerações finais, seguidas das referências bibliográficas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA, ENSINO-APRENDIZAGEM DE L2" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID8013_15102017223736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA ANASTÁCIA SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LUANA LIMA" "autor_email" => "luana_lima18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }