O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA AÇÃO FRENTE AO CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1303 "inscrito_id" => 7292 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA AÇÃO FRENTE AO CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS" "resumo" => "O presente trabalho vincula-se a linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa versa sobre a ação do coordenador pedagógico sob o foco do currículo escolar. Objetivando discutir as relações que ocorrem entre a sua atuação e a mediação com os currículos no interior da escola. Para tanto, a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, cuja abordagem nos possibilita considerar o contexto social, histórico e cultural do fenômeno em estudo. Através da pesquisa bibliográfica adotamos como aporte teórico: os estudos de Young (2013), Arroyo (2011), Libâneo (2004), Placco et. al (2012); Domingues (2014), entre outros. Por meio da analise documental, apresentamos à experiência do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, com foco especial, na sala ambiente: Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar. Como resultado, o estudo revela que o currículo, importante elemento da cultura escolar é, sobretudo, um instrumento politico, social e ideológico que precisa ser ressignificado para a efetivação da democracia e da justiça social na escola. Para tal, cabe ao coordenador pedagógico, como agente que articula e integra a organização pedagógica na escola, promover o debate sobre as definições curriculares e avaliar seus impactos na prática escolar. Por fim, chamamos atenção para a necessidade de uma formação que possibilite a este profissional, aprofundar sua compreensão e atuação frente ao currículo, como forma de trazer qualidade à aprendizagem dos alunos e de potencializar o papel da escola de humanização dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, CURRÍCULO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7292_10092017104802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CASTRO DINIZ" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "milla_castro018@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37592 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1303 "inscrito_id" => 7292 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A SUA AÇÃO FRENTE AO CURRÍCULO ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS" "resumo" => "O presente trabalho vincula-se a linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa versa sobre a ação do coordenador pedagógico sob o foco do currículo escolar. Objetivando discutir as relações que ocorrem entre a sua atuação e a mediação com os currículos no interior da escola. Para tanto, a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, cuja abordagem nos possibilita considerar o contexto social, histórico e cultural do fenômeno em estudo. Através da pesquisa bibliográfica adotamos como aporte teórico: os estudos de Young (2013), Arroyo (2011), Libâneo (2004), Placco et. al (2012); Domingues (2014), entre outros. Por meio da analise documental, apresentamos à experiência do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, com foco especial, na sala ambiente: Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar. Como resultado, o estudo revela que o currículo, importante elemento da cultura escolar é, sobretudo, um instrumento politico, social e ideológico que precisa ser ressignificado para a efetivação da democracia e da justiça social na escola. Para tal, cabe ao coordenador pedagógico, como agente que articula e integra a organização pedagógica na escola, promover o debate sobre as definições curriculares e avaliar seus impactos na prática escolar. Por fim, chamamos atenção para a necessidade de uma formação que possibilite a este profissional, aprofundar sua compreensão e atuação frente ao currículo, como forma de trazer qualidade à aprendizagem dos alunos e de potencializar o papel da escola de humanização dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "COORDENADOR PEDAGÓGICO, CURRÍCULO, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7292_10092017104802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA CASTRO DINIZ" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "milla_castro018@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }