Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E 2: EXPLORANDO O PROGRAMA O LÍDER MIM E PRATICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, INTERAÇÃO, LIDERANÇA, PRODUÇÃO DE CONTO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38529
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4976
    "inscrito_id" => 1943
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E 2: EXPLORANDO O PROGRAMA O LÍDER MIM E PRATICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "da rede privada, situada em Arapiraca – AL. Teve como objetivo explorar os hábitos do programa O Líder em Mim e assim proporcionar interação entre alunos de segmentos diferentes, criando lideranças e trocando conhecimentos. Foi lançada a proposta às turmas dos sétimos anos, para que escolhessem um gênero textual ou até mesmo elaborassem uma apresentação artística que a turma ou sua maioria se identificasse e pudesse trabalhar com uma turma do Ensino Fundamental 1.  As turmas optaram por realizar esse trabalho com o 4º ano; a partir dessa delimitação, os alunos tiveram uma semana para pensar, pesquisar e lançar a proposta. As duas turmas escolheram a produção de conto a partir de uma imagem, e foram divididas em duplas ou trios em que cada grupo seria responsável por outro, do 4 ano, que tivesse (aproximadamente) a mesma quantidade de componentes.  A missão dos alunos do 7º foi sondar sobre o que seus companheiros já sabiam sobre aquele gênero, conversar sobre o conto a partir de uma imagem e motivá-los a produzir - o 4º ano ficou responsável pela criação, enquanto os "alunos maiores" estavam responsáveis pela escrita. Durante o processo, os alunos se deram muito bem e demonstraram interesse pela contribuição que podia vir do outro. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a interação estabelecida, no espaço escolar, entre aluno-aluno é importante para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que esse trabalho em conjunto pode levar à produção e (re)significação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, INTERAÇÃO, LIDERANÇA, PRODUÇÃO DE CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1943_17102017153726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38529
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4976
    "inscrito_id" => 1943
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 E 2: EXPLORANDO O PROGRAMA O LÍDER MIM E PRATICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "da rede privada, situada em Arapiraca – AL. Teve como objetivo explorar os hábitos do programa O Líder em Mim e assim proporcionar interação entre alunos de segmentos diferentes, criando lideranças e trocando conhecimentos. Foi lançada a proposta às turmas dos sétimos anos, para que escolhessem um gênero textual ou até mesmo elaborassem uma apresentação artística que a turma ou sua maioria se identificasse e pudesse trabalhar com uma turma do Ensino Fundamental 1.  As turmas optaram por realizar esse trabalho com o 4º ano; a partir dessa delimitação, os alunos tiveram uma semana para pensar, pesquisar e lançar a proposta. As duas turmas escolheram a produção de conto a partir de uma imagem, e foram divididas em duplas ou trios em que cada grupo seria responsável por outro, do 4 ano, que tivesse (aproximadamente) a mesma quantidade de componentes.  A missão dos alunos do 7º foi sondar sobre o que seus companheiros já sabiam sobre aquele gênero, conversar sobre o conto a partir de uma imagem e motivá-los a produzir - o 4º ano ficou responsável pela criação, enquanto os "alunos maiores" estavam responsáveis pela escrita. Durante o processo, os alunos se deram muito bem e demonstraram interesse pela contribuição que podia vir do outro. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a interação estabelecida, no espaço escolar, entre aluno-aluno é importante para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que esse trabalho em conjunto pode levar à produção e (re)significação do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, INTERAÇÃO, LIDERANÇA, PRODUÇÃO DE CONTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1943_17102017153726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELISSA CORDEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MELISSA"
    "autor_email" => "melissacordeeiro_@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

da rede privada, situada em Arapiraca – AL. Teve como objetivo explorar os hábitos do programa O Líder em Mim e assim proporcionar interação entre alunos de segmentos diferentes, criando lideranças e trocando conhecimentos. Foi lançada a proposta às turmas dos sétimos anos, para que escolhessem um gênero textual ou até mesmo elaborassem uma apresentação artística que a turma ou sua maioria se identificasse e pudesse trabalhar com uma turma do Ensino Fundamental 1. As turmas optaram por realizar esse trabalho com o 4º ano; a partir dessa delimitação, os alunos tiveram uma semana para pensar, pesquisar e lançar a proposta. As duas turmas escolheram a produção de conto a partir de uma imagem, e foram divididas em duplas ou trios em que cada grupo seria responsável por outro, do 4 ano, que tivesse (aproximadamente) a mesma quantidade de componentes. A missão dos alunos do 7º foi sondar sobre o que seus companheiros já sabiam sobre aquele gênero, conversar sobre o conto a partir de uma imagem e motivá-los a produzir - o 4º ano ficou responsável pela criação, enquanto os "alunos maiores" estavam responsáveis pela escrita. Durante o processo, os alunos se deram muito bem e demonstraram interesse pela contribuição que podia vir do outro. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a interação estabelecida, no espaço escolar, entre aluno-aluno é importante para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que esse trabalho em conjunto pode levar à produção e (re)significação do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.